InícioNotíciasAumento nas Vendas: Impacto da Volta às Aulas no Comércio de Minas Gerais

Aumento nas Vendas: Impacto da Volta às Aulas no Comércio de Minas Gerais

Publicado em 27/02/2024 16:43

O retorno às aulas marca não apenas o reinício das atividades escolares, mas também um período significativo para o comércio, especialmente em Minas Gerais. Segundo levantamento do Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG, o comércio local observou um aumento nas vendas em relação ao ano anterior, com 21,5% das empresas reportando resultados melhores.

O mês de fevereiro se destacou como o período de maior movimentação, conforme indicado por 48,1% dos empresários entrevistados. Estratégias como promoções e liquidações foram adotadas por 46,0% das empresas para atrair clientes e impulsionar as vendas. Além disso, investimentos em propagandas e divulgações também foram realizados por 27,4% dos comerciantes.

O gasto médio dos consumidores variou entre R$100,00 e R$300,00 em 55,4% das lojas avaliadas, sendo o cartão de crédito parcelado o meio de pagamento mais utilizado, seguido do cartão de crédito à vista.

Embora 21,5% das empresas tenham relatado vendas superiores em comparação ao ano anterior, houve uma leve queda em relação aos resultados observados em 2023. Os principais motivos para esse desempenho foram atribuídos ao aquecimento do comércio e às estratégias adotadas pelas lojas, no entanto, alguns empresários destacaram preocupações com os preços elevados dos produtos.

Para estimular ainda mais as vendas, 46,0% dos comerciantes planejaram ou já realizaram promoções e liquidações, enquanto 27,4% investiram em publicidade e 15,4% em atendimento diferenciado.

A pesquisa também revelou que 22,5% das empresas reforçaram seu quadro de funcionários com contratações temporárias, em linha com os números do ano anterior.

Em relação às preferências dos consumidores, a maioria optou por comprar itens variados (33,3%), seguido por itens em promoção (27,4%) e pela lista completa de materiais (20,4%). A pesquisa de preços antes da compra foi uma prática comum, realizada por 49,5% dos entrevistados.

O cenário do comércio durante o período de volta às aulas em Minas Gerais reflete não apenas a importância desse momento para as famílias, mas também a dinâmica do mercado varejista, que se adapta e busca estratégias para atender às demandas dos consumidores.