Cinco tendências de tecnologia para as empresas em 2019

Atualmente o assunto tecnologia tem sido muito discutido porque as transformações digitais vêm trazendo uma série de novas ideias e soluções para os mais variados segmentos do mercado. No entanto, para as empresas, mais importante do que pensar nas tecnologias futuras é entender como as mesmas podem ser aplicadas para melhorar os resultados nos negócios.

Nesse cenário de tecnologia, cinco tendências estão em destaque e precisam estar no radar das companhias que buscam melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aprimorar a experiência de seus clientes e colaboradores. Confira:

·         Automatização de processos:

Além de reduzir gastos e otimizar o tempo necessário para a realização de tarefas diárias, as ferramentas de automatização possibilitam a melhoria da experiência dos clientes e a maximização da performance dos colaboradores, aumentando a rentabilidade das operações e a geração de receitas.

Outra maneira eficiente de incorporar a automatização é a utilização de plataformas de gerenciamento inteligente de gastos e informações. Essas soluções auxiliam no planejamento de investimentos e na readequação das atividades, de acordo com a necessidade de cada área. Atualmente, é possível aplicar a tecnologia para gerenciar os custos com telefonia, aluguéis de espaços ou equipamentos, frotas de veículos, manejo de infraestrutura de tecnologia e até com impressões de forma mais automática e simples.

·         Inteligência artificial:

A tecnologia está cada vez mais ligada a Inteligência Artificial, isso porque os sistemas inteligentes ajudam as empresas a oferecerem serviços mais dinâmicos e completos para o desenvolvimento de produtos e até mesmo para a satisfação do cliente.

A Inteligência Artificial, entre outros caminhos, deve ser usada como uma importante ferramenta para o planejamento e a estratégia de vendas já que podem mapear os gostos e históricos de cada cliente, aproveitando cada vez mais o alto volume de informações gerado pelos sistemas digitais.

·         Interação de Dados e Mobilidade Omnichannel:

Um ponto cada vez mais forte e que certamente será bastante trabalhado em 2019 é a necessidade de integração entre as diversas fontes de dados (incluindo de atendimento) mantidas pelas empresas.

A explicação para isso é que, com a expansão do uso de smartphones e gadgets inteligentes, as empresas têm demandado alta disponibilidade de suas informações e investido em uma estratégia digital mais robusta e integrada. O conceito “Omnichannel” no atendimento e seu subsequente desenvolvimento de gerenciamento de dados deve seguir como prioridade, pontuando o avanço prático das redes.

·         Computação em Nuvem:

Considerada um dos marcos iniciais da onda de Transformação Digital, a Cloud Computing seguirá como uma importante fonte de redução de custo e otimização de recursos tecnológicos para as empresas.

A tendência, porém, é que as organizações avaliem quais informações podem realmente ser alocadas fora das redes internas e próprias, garantindo segurança e integridade aos pontos que precisam de mais proteção. Sendo assim, é possível que cada vez mais empresas optem por ter infraestruturas híbridas, com parte das informações em ambientes públicos e outra parte em sistemas “in-house”, dentro das operações.

·         Big Data e Analytics:

A Nuvem e a conexão à Internet são dois sólidos fatores da Transformação Digital nas empresas. Juntas, elas permitiram uma revolução na forma de se encontrar informações sobre todos os processos e pessoas conectadas, inclusive para empresas com diversas unidades e filiais.

Em contrapartida, para aproveitar todo o potencial desses dados, as empresas terão de aprender, cada vez mais, a transformar esse acúmulo de insights em reais vantagens competitivas. Nesse cenário, a tendência é vermos uma expansão gradual do uso de informações geradas pelos canais onlines e físicos. O objetivo é encontrar opções para enriquecer os dados com uma análise aprofundada e preditiva, gerando possíveis vantagens a processos que vão do desenvolvimento de novos produtos até a comunicação pós-venda com os clientes.

O sucesso dessas inovações depende de um funcionamento eficiente da tecnologia, com investimento em equipamentos, conhecimento técnico e, sobretudo, na adoção de uma cultura de acompanhamento, manutenção e desenvolvimento dos serviços, com parceiros preparados para apoiar a Transformação Digital das empresas. As opções estão à disposição das organizações, com diversos caminhos para a modernização e otimização das rotinas de trabalho. Resta saber quem está disposto a aproveitar as oportunidades para sair à frente da concorrência e comemorar os resultados positivos no futuro.

Fonte: Portal Administradores