Histórico

A marca dos 60 anos do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) é o crescimento. A entidade, criada em 1953, já passou das décadas exatas de vida. Voltando no tempo, é possível afirmar que o movimento que deu origem ao Sindicomércio esteve pautado no interesse de superação das dificuldades que naquela época afetavam a economia. Assim, em 7 de julho de 1953, com intenção de retomar o desenvolvimento empresarial, assim como integrar o segmento e provocar o aprimoramento dos negócios, foi criada a Associação Profissional do Comércio Varejista de Juiz de Fora.

A primeira diretoria foi constituída no período, quando assumiu como primeiro presidente, o comerciante Cleveland Duarte Braga. Em agosto, durante assembleia, foi definida a transformação da entidade em Sindicato do Comércio Varejista de Juiz de Fora, o que foi oficializado em janeiro de 1954. Desde a sua fundação, a entidade já ocupou diferentes espaços na rua Halfeld e na avenida Rio Branco, até que, em 1980, na gestão de Sylvio Netto Júnior, foi adquirida uma sala no Edifício Bancantil, na rua Halfeld.

Com o desenvolvimento da atividade comercial na cidade e o crescimento do número de empresas sindicalizadas, em 1992, na gestão de Luiz Antônio Caixeiro Stephan, foi aprovada a venda das salas no Edifício Bancantil e a compra de um conjunto de salas no Edifício Dona Liú, na avenida Rio Branco. A sede começou a funcionar no novo endereço em março de 1993, passando a contar com auditório, salas de reunião, de atendimento e departamento administrativo.

Dando continuidade ao trabalho das diretorias que antecederam a atual gestão, do presidente Emerson Beloti, o Sindicomércio, desde 2007, vem colocando em prática a proposta identificada com o lema “fazer com seus associados um comércio forte, moderno e empregador”. Em 2009, o Sindicomércio foi autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego a ampliar sua base representativa, assistindo também as empresas do atacado e de serviços. No ano passado, na época da comemoração dos 60 anos do Sindicomércio-JF, foram inaugurados, no segundo andar do Edifício Dona Liú, nova sala da diretoria e espaços para funcionamento de novos departamentos.

Integrando o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio - SICOMÉRCIO, o Sindicato tornou-se membro atuante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG). Procurando estabelecer uma saudável sinergia entre empresários e colaboradores, o Sindicomércio tem se preocupado com a motivação e a capacitação do setor, estabelecendo convênios e parcerias nas áreas de educação, saúde, lazer e serviços, que atendem às categorias patronal e laboral, extensivo aos familiares.

Além disso, o Sindicomércio cumpre com uma programação de pesquisas de mercado nas principais datas do calendário comercial para manter as empresas informadas a respeito dos interesses dos consumidores para as compras. São exemplos de trabalhos realizados pelos departamentos da entidade: recrutamento e a seleção de candidatos para atender e/ou preencher vagas no quadro de colaboradores das empresas associadas, esclarecimentos de dúvidas trabalhistas ou situações de intervenção jurídica, que são tratadas adequadamente e pontualmente de acordo com as demandas, identificação e o acompanhamento das empresas usuárias dos benefícios oferecidos pelo sindicato, bem como atualizações dos cadastros das empresas assistidas.

O Sindicomércio-JF, em seus projetos futuros, abraça a ideia de que é necessário a continuidade do fortalecimento ao associativismo. Uma ferramenta capaz de impulsionar o maior sindicato patronal de Juiz de Fora, em número de filiados, e, por conta da realização de novos e inovadores projetos, ser um sindicato diferenciado em seus objetivos e referência na excelência de gestão sindical.

Vídeo institucional

Instalações