10 dicas sobre como melhorar a imagem da sua empresa

Publicado em 13/02/2018 09:00  | Economia

A imagem que a organização passa ao mercado e a seu público é de extrema importância, pois, a percepção que é transmitida pode potencializar ou arruinar uma empresa. Por isso, é necessário ter uma estratégia consolidada que possa construir e manter uma imagem que traga credibilidade a marca.

A seguir listamos 10 passos fundamentais para trabalhar a imagem da empresa.

1. Planejamento

O primeiro passo para construir e/ou melhorar a imagem da empresa é o planejamento. Para quem está começando o negócio é importante já no plano de negócios estabelecer as diretrizes da área de Comunicação e como a imagem será trabalhada e apresentada ao público.

Para as empresas que já tem algum tempo de mercado, mas precisa melhorar a imagem, é preciso em primeiro lugar identificar quais os pontos falhos atualmente e planejar estratégias que revertam à imagem e agregue valor a empresa.

2. Qualidade

O mercado anda cada vez mais competitivo, e muitas vezes, devido a isso as empresas acabam vendendo seus produtos e/ou serviços com valores baixos para atrair clientes, o que consequentemente afeta sua qualidade. No entanto, uma premissa básica que pode influenciar na imagem da empresa é entregar ao cliente algo aquém do desejado. Por isso, é importante não só manter a qualidade, mas mostrar ao cliente seus valores e diferenciais que façam valer a pena o valor cobrado.

3. Invista em seus colaboradores

Um dos maiores ativos de uma empresa é ter uma equipe preparada para oferecer aquilo que o cliente deseja, por isso, é importante investir no treinamento dos colaboradores. Um atendimento mais eficaz, por exemplo, não só deixaram seus clientes mais satisfeitos como irá melhorar a imagem da instituição.

4. Nichos específicos

Muitas vezes acreditamos que a empresa precisa atuar e abranger uma gama muito grande de produtos e serviços para conseguir atender um público grande e ter retorno financeiro. Entretanto, pode ser mais vantajoso atuar em nichos específicos, onde se possa entregar ao cliente algo com mais qualidade e podendo se tornar uma referência no mercado.

5. Diferenciais

Mostre a seu público seus diferenciais perante a concorrência. Ter atrativos únicos do setor pode ser vital para uma boa imagem da organização, fazendo com que ela seja lembrada de forma positiva pelos consumidores.

6. Ouça seus clientes

Uma boa imagem depende de um conjunto de fatores, mas uma das principais maneiras de saber o que entregar ao cliente é justamente ouvi-los. Saber suas necessidades e desejos são fundamentais na entrega de valor e na melhora de imagem da organização.

7. Esteja presente

Nos dias atuais, temos diversos modos de comunicação e divulgação para as empresas, e é primordial que você esteja presente onde seu público está. Pesquise e faça o planejamento dos principais meios utilizados, aumentar sua presença nesses canais irá fazer com que os clientes e prospects lembrem-se constantemente de você, reforçando a sua imagem para eles.

8. Redes Sociais

Como dito no tópico anterior é importantíssimo estar onde seu cliente está, e apesar da resistência de muitas empresas, atualmente ter páginas ativas nas redes sociais com conteúdo único e interessante é uma excelente forma de consolidar a imagem de sua empresa perante o público.

Além disso, as redes sociais são ótimos canais de atendimento. Saber usar essa rapidez e agilidade a favor de sua empresa pode trazer inúmeras vantagens.

9. Assessoria de Imprensa

Um serviço fundamental para construir ou melhorar a imagem de uma organização é a Assessoria de Imprensa, pois o assessor atua estrategicamente para que sua empresa esteja presente na mídia (tv, rádio, jornais, revistas, portais) falando de assuntos pertinentes a sua área de atuação, o que tende a consolidar a sua marca como autoridade no segmento, trazendo mais credibilidade a organização.

10. Revise sua estratégia

De tempos em tempos é importante revisar a estratégia implementada e verificar se as ações estão alcançando os objetivos desejados. Mude sempre que for preciso para que a imagem percebida seja realmente a que a empresa deseja. 

Fonte: Administradores.com