5 dicas essenciais para vender no Natal

Publicado em 26/10/2018 10:45 


Se você ainda não começou a se preparar para as vendas de Natal, a hora é essa! Afinal, faltam menos de dois meses para a data mais importante do ano para o comércio de atacado e varejo.

  Para que as vendas sejam positivas é necessário traçar algumas estratégias de vendas. Neste ano, especificamente, estamos vivendo o período eleitoral bem próximo ao Natal, por isso é preciso planejar-se com cautela para que os resultados das vendas antecipadas sejam positivos, e você não saia no prejuízo.

Preparamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de montar o seu planejamento de vendas. Confira:


Como comprar no Natal?

Quem compra bem, vende bem! Abastecer o estoque de acordo com o fluxo de vendas da loja é o primeiro passo para vender e não ter prejuízos. Para fazer esse controle, você precisará analisar os resultados das vendas do último Natal, verificar as novidades e tendências do mercado e dos seus fornecedores, e depois disso traçar uma meta com o crescimento de vendas de acordo com os resultados obtidos no ano anterior.

Com esses dados em mãos você consegue ter uma boa previsão de quais produtos tem mais saída e fazer uma compra assertiva.

Importante: não deixe para fazer suas compras de última hora! Desse modo você estará evitando possíveis transtornos e poderá se organizar com antecedência.


Bom atendimento é a chave

A equipe de vendas é a vitrine da loja. É ela quem vai estar na linha de frente do atendimento, por isso é necessário que ela esteja 100% preparada para efetuar e registrar a melhor venda, e mais do que isso, fidelizar o cliente!

Oferecer treinamentos de atendimento e vendas, contratar funcionários temporários caso o fluxo de demandas seja grande, são algumas ações básicas que podem te ajudar nessa data.

É importante lembrar que o fluxo de trabalhos dos vendedores nessa época é dobrado, e que se estiveram saturados o seu desempenho pode ser prejudicado. Para atentar-se a isso, vale criar um cronograma com escala de folgas que permita o rodízio desses funcionários.

Trabalhar com incentivo aos funcionários como bônus e comissões de venda, pode ser uma ótima estratégia para o Natal.


Promoção é a palavra chave 

O Natal é uma data de grande disputa no comércio, o preço é um dos fatores que mais influencia na hora da decisão de efetuar a compra, por isso trabalhar com promoções é essencial para atrair o consumidor.

Uma ótima dica é aproveitar os produtos que não foram vendidos na Black Friday e vendê-los com desconto no Natal, mas fique atento para não aumentar o valor do produto nesse intervalo de tempo e depois abaixar, o consumidor está atento a todos os passos do lojista!

Ofereça descontos relevantes naqueles produtos típicos de Natal, trabalhe com brindes e aposte em promoções atrativas que conquistem o cliente e façam com que ele volte em outras datas.


Loja decorada é fundamental 

Uma loja bem decorada desperta atração no olhar do consumidor. Aproveite a época e invista em uma boa decoração natalina. Uma dica é usar os próprios produtos disponíveis na sua loja: isso pode despertar a curiosidade do consumidor e fazer com que ele entre e efetua a compra daquele item.

Manter os itens de forma visível e organizada é super importante, afinal, ninguém gosta de chegar em uma loja e não encontrar o que procura. 


Comunicação não é gasto, é investimento!

Não adianta ter uma boa promoção e uma loja bonita se ninguém ficar sabendo, não é mesmo? Por isso, o papel da comunicação é fundamental para trazer clientes ao seu estabelecimento.

Existem várias ações que podem ser peças chave para uma boa propaganda: os flyers são uma ótima opção para quem gosta do método tradicional (e que funciona bastante); existe também a possibilidade de investir nas redes sociais, que pode ser um caminho para que o seu comércio fique mais conhecido. 

Para as empresas que trabalham com sistema de cadastramento de clientes, as promoções podem ser enviadas via WhatsApp. Mas vale lembrar que para executar essa opção é necessário perguntar previamente ao consumidor se ele deseja receber as mensagens.

Aplicando essas dicas, o seu comércio estará preparado para as vendas de Natal! Lembrando que tudo deve ser executado com base em um planejamento. Uma última dica: reúna-se com a sua equipe - a comunicação interna faz toda diferença quando a pauta são boas vendas.



Fonte: Portal Administradores