A fidelização de clientes tornará seu negócio mais lucrativo

Publicado em 10/06/2019 14:01

Conquistar novos clientes é uma meta no meio empresarial. Afinal, quanto mais clientes, mais chances de aumentar os lucros a empresa tem, não é mesmo?! Segundo um estudo realizado pela Bain & Company, 5% dos clientes capitados com a fidelização podem gerar um aumento de até 95% nos lucros da empresa.

No entanto, o realinhamento do orçamento de marketing somente colherá as recompensas desejadas se as empresas adotarem uma abordagem abrangente para toda a área de retenção de clientes. A estratégia de assegurar aos clientes existentes que eles têm taxas preferenciais em relação aos novos, cairá em ouvidos errados se o elemento de serviço não refletir a imagem projetada da marca. Afinal, embora os consumidores sejam extremamente sensíveis ao preço, eles também reagem positivamente a um melhor serviço.

Antes de começarmos a discutir a fundo sobre o que é a fidelização, precisamos primeiro entender quem são esses clientes e quais as características de cada um deles.

Clientes fiéis e convictos: São clientes fiéis, que tem o hábito e a vontade de consumir somente uma marca.

Clientes fiéis divididos: É aquele comprador que gosta da sua marca, mas não se prende só a ela. Podendo assim, consumir duas ou três marcas diferentes.

Clientes fiéis inconstantes: gostam do seu produto, mas são muito mais abertos a outras marcas. Dessa forma, se acharem algo com um preço mais em conta, é bem provável que mudem de marca.

Clientes infiéis: são aqueles que não se prendem a nenhuma marca.

Um cliente satisfeito tem muito mais chances de se tornar fiel e convicto. Por isso, ao final de uma compra, sempre pergunte ao consumidor o que ele achou do atendimento, se ficou satisfeito. Um bom atendimento faz toda diferença.

A importância da fidelização de clientes

Quando a empresa já possuiu uma carta fixa de clientes, conquistar novos contatos se torna mais fácil. Apenas com a fidelização, você já terá um alicerce mais consistente das suas despesas e conseguirá ter uma noção maior sobre quanto dinheiro pode arrecadar ou investir em um determinado tempo.

Para você conhecer mais sobre as vantagens de realizar a fidelização de clientes, separamos  abaixo algumas dicas importantes que podem ser aplicadas na rotina da sua empresa.

Confira:

Indicações são sempre importantes

O marketing é de extrema importância dentro da sua empresa, mas as indicações dos seus clientes valem muito mais! Quando um cliente está satisfeito, você pode ter certeza de que ele indicará a sua marca na primeira oportunidade que tiver, o que ajudará na captação de novos compradores. Se a sua loja for virtual, as chances da sua carta de contatos aumentarem são ainda maiores. Afinal, todo mundo ainda tem um pé atrás com as compras na internet, mas, se um conhecido constatar que a loja é realmente segura, as chances da venda acontecer são 100% maiores.

Sempre comprando

Por falar em confiança na hora de comprar, você não precisará convencer pessoa uma segunda vez, pois o cliente satisfeito e fiel compra de novo. Além disso, as chances dele adquirir algo mais caro são maiores.

Feedback importante

Clientes insatisfeitos vão gerar críticas negativas, o que não é legal para a imagem da sua empresa. Já os clientes fiéis vão querer o bem do negócio e, além de elogios, farão comentários construtivos, que poderão ajudá-lo a traçar o que precisa ser melhorado. Ouvir o cliente também é muito importante. Leve as pontuações que ele fizer como críticas positivas.

É importante entender que a fidelização de clientes não acontecerá imediatamente de maneira positiva e lucrativa. Para ter uma base sólida e ampla de compradores, é preciso executar uma série de estratégias que ajudarão na fidelização. Mas o primeiro passo é entender as necessidades do cliente e apresentar a eles soluções positivas. Oferecer uma experiência de compra diferenciada ajuda não só na captação de clientes fiéis e convictos, mas também colabora para que a empresa tenha uma visibilidade cada vez mais positiva.

Fonte: Terra Empresas