A importância da Comunicação na hora de negociar

Publicado em 10/08/2018 10:56  | Sindicato

Muitas pessoas ainda associam o termo “negociação”, à figura de grandes empresários e autoridades que ocupam importantes cargos. Mas engana-se quem ainda tem esse pensamento, pois a arte de negociar está ligada diretamente ao nosso cotidiano, norteando nossas decisões. 

Crianças negociam, pais negociam, clientes negociam... todos de alguma maneira praticam esse ato. Mas para obter sucesso ao final de uma negociação é preciso saber a maneira correta de se comunicar!

Saber ouvir é o segredo para uma boa comunicação, um bom ouvinte tem grande chance de obter sucesso nos negócios. Mas segundo especialistas do SEBRAE, nem todos os ouvintes são bons negociadores: as estatísticas mostram que as pessoas costumam lembrar apenas 50% do que foi dito.

Por outro lado, o ato de negociar é muito semelhante com a comunicação. Quando se juntam, criam estratégias bem definidas que colaboram na hora de interagir com a sociedade. 

Muitas delas são tiradas dos campos de estudo da sociologia e da psicologia, e aplicadas no setor empresarial como uma forma de analisar o comportamento humano, suas emoções, ideias, valores e seu jeito de se expressar com o próximo no processo da negociação. 

Nesse meio a comunicação também é utilizada para planejar futuras decisões dentro da empresa. Durante esse planejamento são geradas análises que reúnem ideias e o número de dados possíveis para manter em equilíbrio a escolha feita.

Quando a comunicação passa a ser agradável, a negociação se torna um sucesso! Por isso é importante conhecer o cliente e verificar os pontos fracos e fortes durante a negociação, para estabelecer um relacionamento mais próximo com ele. Tendo a confiança do cliente conquistada, a credibilidade entre as partes envolvidas passa a ser positiva para o negócio. 


Fonte: Portal Administradores