A importância da tecnologia no comércio varejista

Publicado em 03/08/2018 10:30  | Tecnologia

A velocidade com que as pessoas se comunicam e trocam informações impactam diretamente no seu negócio. Se antes as empresas se preocupavam apenas com sistemas básicos de informação, hoje elas precisam ser 100% acessíveis para conquistar o cliente. Afinal, vivemos em uma época onde todos querem mais, e em um curto espaço de tempo. Ou seja, a rapidez na resposta é a chave para o sucesso.

No mundo empresarial a tecnologia ocupa cada dia mais um lugar de destaque. Antigamente ela se restringia apenas ao setor administrativo, mas hoje se faz presente em todas as áreas por mais simples que seja. Se adaptar a esse novo ambiente passou a ser uma questão de necessidade, até mesmo para os negócios físicos.

No comércio, a convergência entre esses dois mundos (físico e digital), vem mudando completamente a experiência dos consumidores com a marca. Essas inovações tecnológicas inseridas nas empresas tem trilhado um novo caminho chamado de “Phygital Retail” ou “Figital” - fusão entre físico e digital.

Em geral, o uso dessas tecnologias no mercado do varejo tem se direcionado principalmente para o setor operacional, onde os empresários trabalham para estabelecer uma relação mais próxima com seu público.

Abaixo, listamos alguns sistemas já adotados por empresários do comércio para conhecer e gerar experiência com o seu cliente. Confira:

1. RFID (rádio requency identification)

Sistema eletrônico utilizado para identificar etiquetas através de sinais emitidos pela radiofrequência. Dentro dos supermercados esses sistemas podem ser encontrados nos corredores, como as máquinas de identificação de preço.

2. Beacon

Popular no comércio americano, o Beacon foi criado para promover uma interação entre o cliente e os produtos expostos na loja. O objetivo do aplicativo é identificar em qual setor o visitante ficou mais tempo e mostrar promoções.

3. NFC (near field communication)

Funciona como uma carteira digital ou cartão de crédito virtual. Para efetuar o pagamento basta o cliente aproximar o celular do local onde o preço será registrado.

4. Big Data

É um sistema de coleta de dados usado pelas empresas para criar campanhas personalizadas e segmentadas, feitas a partir da análise dos dados coletados. A partir disso, será possível conhecer o comportamento do seu público alvo, descobrir qual produto ou serviço ele procura e alcançá-lo com as ofertas certas, no momento correto, e através do melhor canal.

5. Digital Signage

Usadas para facilitar a localização de produtos, a sinalização digital tem como objetivo promover interatividade com o consumidor. Por exemplo, algumas grandes redes de supermercados implantaram nos carrinhos de compras pequenas telas de touchscreen, capazes de localizar os produtos nas prateleiras.

Fonte: Banco Nacional do Desenvolvimento