A importância do planejamento estratégico para o sucesso do seu negócio

Publicado em 19/08/2019 16:18  | Economia

Para empreender, definir uma estratégia para seu negócio é imprescindível. No Brasil, cerca de 52 milhões de pessoas possuem negócio próprio, de acordo com uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor). O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para empresas de todos os portes e setores, principalmente em tempos de crise econômica, quando cresce a competitividade e a necessidade de se destacar em seu mercado de inserção. 

O planejamento contribui para um maior alinhamento da empresa com definições claras de endomarketing gerando maior eficiência na tomada de decisões. No planejamento estratégico são avaliados os pontos fortes e fracos da empresa, a concorrência, as oportunidades de negócio, as lições aprendidas, etc. 

O objetivo do processo de planejamento empresarial é alcançar um consenso entusiástico entre os altos executivos de uma empresa, possibilitando decisões assertivas, de modo a projetar a sua empresa junto ao seu público-alvo, aumentando seu marketshare. 

Segundo o Presidente do Sindicato do Comércio, Emerson Beloti, um bom planejamento é fundamental para evitar procedimentos repetitivos dentro da empresa, a fim de evitar atrasos na estratégia e produção. 

Para tal, alguns itens são essenciais e contribuem para que o planejamento atinja os bons resultados. Confira: 

1. Determine a missão, visão e valores da corporação 

A definição de missão, visão e valores (MVV) da empresa deve ser totalmente conhecida, permitindo que o planejamento siga de acordo com tais políticas. 

2. Estabeleça as metas e os objetivos desejados e comunique aos colaboradores Os objetivos são resultados maiores, onde realmente se deseja chegar. As metas são conquistas de curto prazo, servindo como uma espécie de passo a passo para atingir os objetivos. 

3. Defina as estratégias que serão usadas 

A estratégia refere-se a como os resultados serão alcançados ou, ainda, de que forma o caminho definido será percorrido. Boas estratégias contribuem para criar um diferencial competitivo, destacando a empresa entre seus concorrentes mercadológicos. 


4. Desenvolva um plano de ação 

O plano de ação simboliza as tarefas que devem ser feitas para se chegar às metas e aos objetivos inicialmente definidos. 

5. Dê atenção especial ao público-alvo Na grande maioria das vezes, o público-alvo do planejamento são os consumidores finais, objetivando engajá-los em novas decisões de compra e fidelizá-los. Por causa disso, é preciso dar atenção especial aos clientes, segmentá-los e entender seus hábitos de compra. 

6. Monitore os resultados conquistados 

Monitorar os resultados é uma forma de observar se tudo está saindo de acordo com o planejado — ou se precisa de ajustes. 

7. Avalie os resultados finais atingidos 

A partir do controle do planejamento, é possível avaliar os resultados da sua estratégia e a partir disso modificar ou manter as ações com base nos resultados que atingiram. Assim, é possível entrar em um processo de aprendizagem, garantindo melhores resultados no futuro. 

Fonte: Exame; Sindicomércio; Administradores; Blog convenia