Brasil cria mais de 2,5 milhões de empresas em 2018; mais de 80% delas são MEIs

Publicado em 04/04/2019 08:26  | Economia

O Serasa Experian de Nascimento de Empresas divulgou nesta terça-feira (26) o percentual de empresas criadas no Brasil em 2018: ao todo foram totalizados 2,5 milhões de novos negócios, batendo recorde da série iniciada em 2016.

A pesquisa apontou que os novos negócios cresceram 15,1 % em comparação com ano de 2017 (quando nasceram 2,2 milhões de empreendimentos). Os MEIs (Micro Empreendedores Individuais) se destacaram como maioria, atingindo o percentual de 81,4 %. Por segmento, o setor de alimentos predominou com 8,2% de participação.

MEIs cresceram quase 20%

Em 2018, o percentual de Micro Empreendedores Individuais –MEIs formalizados atingiu a marca de 2.064.430 obtendo um crescimento de 19,1% com relação ao ano de 2017.

Os economistas da Serasa Experian atribuíram esse crescimento do “empreendedorismo por necessidade” à fraca recuperação da economia e ao percentual negativo do número de vagas de trabalho formais.

A diretora de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Serasa, Fernanda Monnerat, disse que “a grande representatividade de MEIs e os segmentos que lideraram a abertura mostram que tem muitas pessoas investindo em atividades com produtos e serviços de maior aceitação e consumo no dia a dia, o que demonstra mais a necessidade do que oportunidade”.

As sociedades limitadas representaram 7,5% dos novos negócios no ano passado com alta de 4,4% em relação a 2017. Já as empresas individuais apresentaram uma participação de 5,5% e fecharam em queda de 12,3% frente ao ano de 2017.

Fonte: Serasa Experian