Comércio aposta em datas comemorativas do primeiro semestre

Publicado em 30/01/2019 18:30  | Economia

Após o baixo volume de vendas que atingiu o segundo semestre de 2018, os empresários voltam a ter expectativas positivas para o primeiro período de 2019. Isso porque ele concentra a segunda data mais importante para o comércio no país, o Dia das Mães, ficando atrás apenas do Natal. 

Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-MG, apontou que as vendas nesse período serão impulsionadas pelo Dia das Mães (43%), Carnaval (17,4%), Dia das Namorados (16,2%) e a Páscoa (11,2%). Os empresários (27,1%) devem investir em ações promocionais e liquidações. Enquanto 25,1% dos comerciantes investirão em ações de mídia e propagandas, 12,2% deve diversificar o mix de produtos e 10,7% apostam em um atendimento diferenciado para conquistar o público.

O presidente do Sindicomércio-JF, Emerson Beloti, destacou que o primeiro semestre gera otimismo: “após um período de vendas complicado no segundo semestre de 2018, a expectativa para 2019.1 é positiva. O Carnaval assim como a volta às aulas, concentra um volume de vendas setorial por serem produtos específicos de alguns comércios. Mas o início do ano é sempre um momento de esperança em vendas melhores”.

Ainda de acordo com a Fecomércio-MG, 39,8% do comércio varejista mineiro diz estar otimista com os seis primeiros meses do ano. Os segmentos com expectativas mais positivas são: combustíveis e lubrificantes (80%), móveis e eletrodomésticos (63,6%), material de construção (51,1%), veículos e motocicletas, partes e peças (42,5%) e supermercados e hipermercados (38,4%).

Todos os feriados relacionados ao comércio de Juiz de Fora podem ser conferidos na Convenção Coletiva do Comércio disponível aqui.

Fonte: Fecomércio