Como o empreendedor deve exercitar a mente?

Publicado em 16/05/2019 17:11  | Economia

O empreendedor no Brasil tem uma rotina diária intensa, responsabilidades com curtos prazos de tempo para a conclusão e que acabam prejudicando a saúde mental. Muitas vezes, esses compromissos profissionais acabam se misturando com outros problemas pessoais fazendo com que o empresário desacelere o ritmo de sua produtividade.

A palavra performance geralmente está ligada a condições físicas mas, atualmente, ela ganhou mais um adjetivo ligado ao lado emocional que afeta diretamente a criatividade, o foco, a memória e, consequentemente, o aprendizado, sendo que este é essencial para o sucesso!

Muito mais do que falar de uma mera questão psicológica, tratar da mente como parte de um organismo complexo do nosso corpo é essencial! Já dizia o velho ditado “você é, o que a sua mente pode ser!”

Apesar de se tratar de assunto importante, poucos empresários apostam na performance mental para ser o ponto chave do sucesso do seu negócio. Diariamente, enquanto trabalhamos, estamos colocando ela em prática, mas nem sempre com o máximo de seu potencial. Conseguir manter o seu nível de estresse diário sob controle diante das adversidades que vão surgindo não é uma tarefa fácil, porém é possível e sempre podemos melhorar.

Alguns hábitos como, meditação, alimentação saudável e atividade física, estão entre os meios que colaboram para uma boa saúde mental. Muitos procuram a ajuda psicológica ou do coach que, sem dúvida, são de grande valia neste processo, mas é preciso entender que o cérebro é também o responsável pela parte funcional de todo o organismo.

O sono é outro fator que contribui para melhorar ou prejudicar o cérebro. Basicamente, a performance mental é dividida em quatro sub-áreas: foco e concentração, aprendizado, memória e criatividade. Todos ficarão comprometidos diante de noites de sono mal dormidas. Nosso corpo é uma máquina do qual o cérebro é o comandante, e quando um comandante não vai bem, isso reflete em todo o resto ao seu redor, inclusive no que é externo ao empresário. Para ter uma carreira bem sucedida e ter uma equipe motivada é preciso ser o líder que a sua mente pode ser.

 

Fonte: Portal Administradores