Contabilidade: ferramenta essencial para o crescimento das empresas

Publicado em 17/10/2018 09:14 


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de empresas ativas no Brasil ultrapassa um pouco mais de cinco milhões. No entanto, 20% delas fecham as portas após completarem um ano no mercado, porcentagem que sobe para 60% ao contabilizarmos empresas ativas há cinco anos. 

Um dos pontos que influenciam o sucesso ou fechamento desses negócios está relacionado à forma com que essas empresas administram e planejam a sua contabilidade profissional. Em muitos casos, o empresário cria uma expectativa futura capaz de gerar gastos prejudiciais para o negócio. Por isso, ter um contador auxiliando nos assuntos financeiros é essencial! É ele quem vai acompanhar e avaliar a saúde financeira da sua empresa, possibilitando melhor desempenho para o negócio.

Além de manter em dia a escrituração e as obrigações fiscais, trabalhistas e tributárias, o contador também deverá apresentar ao empresário as demonstrações contábeis por meio dos balanços assinados pelo profissional. Desse modo, ele passa a cumprir não só as obrigações que constam no Código Civil, como também passa a garantir facilidades para financiamentos e distribuição de juros. 

Outro processo em que o profissional contábil faz toda a diferença é para lidar com ações judiciais. Como no caso da reabertura de uma empresa, no qual é necessário comprovar que não houve desvio de dinheiro, além de vários outros documentos exigidos pela justiça, os quais só são acessíveis por meio do contador. 

A contabilidade também auxilia na gestão da empresa, muitas vezes o empresário só sabe quando o fluxo de caixa está positivo ou negativo através do seu saldo bancário. E como solucionar esse problema? Na maioria dos casos, a solução está na boa administração financeira. A partir do momento que você passa a controlar o que entra e o que sai, consequentemente o lucro da empresa passa a ser muito mais positivo. Isso vale também para as micro e pequenas empresas, que hoje somam 80% do mercado empresarial brasileiro. 

A falta de um contador é um fator que impede o crescimento de muitos negócios. O ideal é logo ao abrir uma empresa, o empreendedor estabeleça os serviços contábeis, garantindo assim um histórico de crescimento com lucratividade. 



Fonte: Portal Administradores