Empreendedor: você já ouviu falar no Certificado Digital? Saiba como funciona

Publicado em 13/04/2018 13:42  | Sindicato

O mercado tem crescido de forma acelerada, e por isso é essencial que as empresas adequem-se a esse cenário, buscando facilitadores para o dia a dia. A internet hoje, é uma plataforma rápida e segura para realizar ações que até então só poderiam ser feitas pessoalmente. Transações financeiras, comerciais e bancárias, são alguns exemplos que podem ser feitos através do Certificado Digital.

O Que é o Certificado?

O Certificado Digital é um documento usado na gestão das empresas, e tem como finalidade garantir a rapidez, validade, confidencialidade e segurança dos dados enviados para a Receita Federal e demais órgãos de Fiscalização do Governo. Algumas transmissões de declarações assessórias, como a Escritura Contábil Digital (ECD) e a Escritura Contábil Fiscal (ECF), necessitam do certificado para serem emitidas. É importante destacar que as empresas que utilizam notas fiscais eletrônicas, precisam do documento para realizar a impressão.

Como Funciona?

Os certificados digitais permitem ao usuário realizar transações e procedimentos de forma muito mais rápida e segura. Graças a ele, é possível resolver questões como assinaturas de documentos fiscais, tendo apenas um computador com acesso à internet.

O principal objetivo desse recurso é assegurar a autenticidade das informações declaradas e garantir a segurança dos documentos e dados que trafegam na internet.

O Certificado é a versão online dos seus principais documentos como CPF e CNPJ. Através dele, você pode acessar ao eSocial, consultar dados do Imposto de Renda, realizar transações da Previdência Social e do FGTS.

Além disso, qualquer contribuinte que possua o benefício, pode ter acesso a base de dados junto à Receita Federal.