Etapa do recadastramento biométrico atinge 50% da meta

Publicado em 12/09/2017 14:50  | Tecnologia

Na última quarta-feira, 6 de setembro,  a etapa de 2017 do recadastramento biométrico de eleitores, com identificação por meios das impressões digitais, alcançou 50% da meta programada. Até agora, 13.024.734 eleitores, de uma meta total de 26.076.471 para este ano, haviam comparecido aos cartórios eleitorais do país para fazer a biometria. Atualmente, o Brasil tem 146.158.440 eleitores, sendo que 61,3 milhões já estão cadastrados pela biometria. O TSE faz o cadastramento biométrico gradativo (desde 2008) em todo o país e tem a meta de concluir a identificação de todos os eleitores pelas digitais até 2022.

A última campanha da biometria “A digital de cada um faz a diferença” foi lançada pela Justiça Eleitoral em meados de março deste ano. Nas peças publicitárias impressas e digitais, além de filmes em animação, ilustrações dos dedos das mãos aparecem caracterizadas em 30 personagens com diferentes atributos físicos, étnicos, culturais e sociais, representando a diversidade e multiculturalidade da sociedade brasileira. Todo o material foi elaborado para que cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pudesse personalizar as peças, tanto no sentido visual como no conteúdo. Confira aqui a campanha.

O estado do Tocantins chegou a superar a meta prevista, para essa etapa, de 248 mil recadastramentos pela biometria, atingindo 261 mil eleitores, o equivalente a 105,4% da projeção estimada. Na segunda colocação vem o Paraná, com o recadastramento biométrico de 1,65 milhão de eleitores nessa fase, correspondendo a 81,85% da meta de 2,02 milhões.

Em terceiro lugar em desempenho percentual na etapa vem Rondônia, com 63,12% da meta de 295 mil eleitores cumprida, o que representa 186 mil votantes identificados pelas digitais. Na quarta posição está o Acre, com 63 mil eleitores recadastrados pelo sistema, o que alcançou 62,41% da meta de 102 mil prevista para esse novo período.

Os estados de Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Pará, Goiás, Paraíba e Rio Grande do Norte e Piauí também ultrapassaram 50% da meta programada de recadastramento de eleitores pela biometria para essa fase. Com uma meta de recadastramento biométrico de 3 milhões de eleitores para a etapa, a Justiça Eleitoral na Bahia, por exemplo, já atingiu 1,58 milhão (52,97%).

Fonte: TSE