Parceria entre pequenas e grandes empresas melhora ganhos

Publicado em 09/10/2018 09:20

O ambiente empresarial tem passado por frequentes mudanças nos últimos anos. A globalização da economia e a crescente aceleração das tecnologias tem acirrado a competição em diversos mercados.

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a parceria entre médias e grandes companhias podem gerar ganhos econômicos e trazer inovações para o meio empresarial.

A pesquisa realizada com 569 micro e pequenos empresários que fazem parte do programa de “encadeamento produtivo” do Sebrae, tem como objetivo identificar as necessidades de grandes empresas e apoiar as MPEs, para que as mesmas celebrem grandes negócios.

De acordo com os dados apresentados na pesquisa, 69% dos micro e pequenos empresários entrevistados que se vincularam à grandes empresas tiveram um resultado positivo (27%) na produtividade: 62% tiveram aumento no faturamento, 45% disseram ter um número maior de pessoas trabalhando e a outra metade dos empresários afirmaram ter um aumento na lucratividade do negócio.

Conforme os empresários entrevistados, o aumento no setor tecnológico das empresas também foi positivo. Do total, 77% afirmaram que as inovações tecnológicas adotadas trouxeram benefícios. As mudanças aconteceram nos setores de produção (66%), gestão (56%), produto (41%), marketing (36%) e design (18%).

Em tese, segundo o Sebrae, não existe mais separação entre grandes e pequenas empresas. O desempenho de produtividade média é o que vai definir a competitividade dentro do mercado empresarial. Quebrar o “tabu” que compara a produtividade entre pequenas e grandes empresas é um dos desafios da economia brasileira.

Fonte: Sebrae