Pequenas e médias empresas também devem estar atentas aos cyberataques

Publicado em 10/07/2018 17:11  | Tecnologia

O Brasil está entre os principais alvos de ataques cybernéticos segundo o relatório de pesquisa divulgado pela Norton Cyber Security Insights Report. Em 2017, 62 milhões de brasileiros foram vítimas de algum tipo de ataque dentro da internet. Entre eles, as empresas são as que mais tendem a sofrer com o cybercrime.

Os diversos casos que afetam o Brasil e outros países chamam atenção para o crescimento constante dos crimes virtuais, e o ano de 2017 ficou conhecido pelos ataques de ransomware, o malware que “sequestra” dados e pede o pagamento de resgate em criptomoedas (moeda virtual).

Por isso, é de extrema importância que as empresas em geral, alvos de frequentes ataques, se disponham a agir com medidas protetivas para combater essas ameaças.

Hoje em dia é possível programar uma política de monitoramento inteligente, além do uso de ferramentas de segurança e boas práticas no compartilhamento de informação sobre como lidar com os ataques. Só assim você poderá detectar e evitar novas falhas e ameaças que coloquem a empresa em risco.

Se você tem um comércio ou negócio de pequeno ou médio porte, não se deixe levar pela ideia de que seu estabelecimento não está sujeito a esses vírus, pois a partir do momento que você está presente na rede, involuntariamente se torna alvo desses criminosos.

A melhor saída para manter o seu negócio ativo e não perder dinheiro, é adotar essas medidas de segurança, e além delas existem ações simples que podem ser aplicadas no dia a dia, como: a atualização periódica e regular de software, o bloqueio de mensagens falsas de e-mail com autenticação, e treinamento pessoal para reconhecimento de ataques de phishing (golpes tecnológicos).

Não deixe a necessidade de proteger as informações da sua empresa passar batido, mesmo que ela seja de pequeno porte, pois a preservação dos dados corporativos é essencial para a continuidade do seu negócio.

Fonte: Portal Administradores