Por que algumas pessoas costumam falar mal do seu antigo trabalho?

Publicado em 12/01/2017 17:57  | Psicologia

Falar mal do antigo emprego, de ex-colegas ou do ex-chefe pode pegar muito mal para qualquer profissional na hora de conseguir uma nova colocação no mercado. Mesmo assim, não é difícil presenciar casos desse tipo.

Qual recrutador que nunca ouviu, por exemplo, pessoas dizendo que deixaram o último emprego porque o chefe era um babaca? Há também:“Enchi o saco do meu emprego, já deu o que tinha que dar” e “Meus colegas tinham inveja de mim e viviam tentando me derrubar”.

“Em alguns casos, as reclamações até são verdadeiras. Mas, definitivamente, você não precisa sair reclamando por aí.Principalmente em uma seleção de emprego. Quem disse que falar mal do antigo chefe pode somar pontos com o possível novo chefe?”, pondera a psicóloga Ana Marta Xavier.

Elencamos, então, alguns motivos comuns para profissionais “detonarem” seus antigos empregos, chefes e colegas. Cuidado! Caso identifique-se com os tópicos a seguir, fique atento porque isso pode ser sinal de despreparo para a vida profissional.

Falta de identificação com o trabalho

É o caso de quem foi parar em um emprego qualquer –por necessidade ou por não saber o que queria fazer. E aí, sem identificação nenhuma com o trabalho, qualquer atividade se torna um martírio. Um prato cheio para se encher de ressentimentos e descarregar tudo quando sair da empresa.

Falta de identificação com a empresa

Às vezes a pessoa até gosta de sua profissão, mas sente que a empresa em que atua não é o seu lugar, não compartilha a mesma visão e valores, e sente que está defendendo uma bandeira que não lhe representa.

Dificuldades de relacionamento

Tem gente que pode amar a empresa, amar o trabalho,mas não consegue se relacionar bem com ninguém. É o tipo de profissional que não demora muito em nenhum emprego que lhe exija lidar com outras pessoas(quase todos, diga-se de passagem). Esse vai carregar sempre um saco de amarguras para despejar por onde passar.

Despreparo para avida profissional

Esse é o ponto chave. Um profissional pode já ter enfrentado problemas em seus trabalhos anteriores. O mundo não é perfeito e conflitos são normais. Mas levar isso sempre adiante só vai gerar mais problemas.Um conselho: teve um problema no trabalho? Resolva. Não deu para continuar?Bola pra frente. Coloque os aprendizados na mochila (por pior que seja a experiência, ela sempre ensinará alguma coisa), descarte os desentendimentos e siga sua viagem.

Adaptado via Administradores.com

Matéria publicada na 27ª edição da revista Conexão Comércio. Leia mais aqui.