Sete dicas para ajudar você a montar uma liquidação de sucesso

Publicado em 07/03/2018 09:00  | Economia

As ações que envolvem a redução de preço são uma oportunidade para liberar estoque. Adote a estratégia quando houver sobra de produtos ou mudança de coleção. Confira os passos para aumentar o giro dos itens sem perder dinheiro.

Escolha o momento 

Lance mão das liquidações nas seguintes situações: troca de coleção, finalização de estoque, geração de fluxo na loja e negociação de grandes volumes com a indústria.

Selecione os itens

Identifique os produtos que vão entrar na ação: podem ser sobras de estoque, aqueles que não tiveram bom giro e itens de coleções antigas. Ao vendê-los com uma margem menor, o empreendedor ganha dinheiro para renovar o estoque.

Determine os prazos

Estabeleça a duração da liquidação, com datas de início e fim. “Escolher o momento certo é fundamental para que o consumidor tenha certeza de que aquela é uma oportunidade única”, afirma Cutait, da Make it Work.

Marque o preço

Calcule o menor valor possível, sem que isso gere prejuízo para o negócio. “Lembre que o consumidor usa a tecnologia para comparar preços. Conceda descontos com transparência”, diz Fabiana, da GS&Friedman.

Planeje as metas

Diante do preço ajustado e do estoque a ser comercializado na liquidação, calcule as metas de venda. Baseie-se também no histórico de liquidações realizadas no mesmo período em anos anteriores.

Anuncie o desconto

Comunique a liquidação em todos os canais de contato: site, redes sociais, publicidade. Anuncie a campanha na vitrine e no interior da loja. No caso do e-commerce, divulgue tanto na home page quanto nas páginas de navegação interna.

Treine o time

Capacite as equipes envolvidas na liquidação. Todos precisam conhecer os objetivos da campanha, as metas a serem atingidas e os produtos ou serviços que estão com desconto.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios