Sindicomércio-JF - 65 anos de história

Publicado em 27/11/2018 08:20

Prestes a entrar na casa dos 70 anos, o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) é a entidade patronal que representa os setores do comércio de bens (atacado, varejo e serviços) da cidade de Juiz de Fora – Minas Gerais. Para conhecer um pouco mais sobre a instituição voltamos no tempo...

Criada em 1953 (ainda sem ser reconhecida oficialmente como Sindicato), a entidade surge do interesse de superar as dificuldades que atingiam a economia naquela época. Desse modo, no dia 07 de julho de 1953, foi criada a Associação Profissional do Comércio Varejista de Juiz de Fora, com objetivo de retomar o desenvolvimento empresarial e provocar o aprimoramento dos negócios. A primeira diretoria criada na época teve como presidente o comerciante Cleveland Duarte Braga.

Durante uma assembleia realizada em agosto do mesmo ano (1953), foi definida a transformação da Associação em Sindicato do Comercio Varejista de Juiz de Fora, oficializado em janeiro de 1954. Em 1980, na gestão de Sylvio Netto Júnior, a entidade passou a ocupar uma sala no Edifício Bancantil, na Rua Halfeld, depois de ter funcionado por algum tempo, de forma provisória, na Av. Rio Branco, quase esquina com a Rua Espírito Santo, em dependências do SESI.

Com o passar dos anos, em decorrência do crescimento da cidade e do número de empresas sindicalizadas, em 1992, na gestão de Luiz Antônio Caixeiro Sthepan, uma Assembleia aprovou a venda da sala no edifício Bancantil e a compra de um novo espaço no edifício Dona Liú, localizado na Av. Barão do Rio Branco, 2588, na área central de Juiz de Fora. A nova sede começou a funcionar em 1993, no 5º andar do Ed. Dona Liu, contando com um auditório, salas de reunião da Diretoria e dos departamentos administrativo e financeiro.

A atual gestão do presidente Emerson Beloti, dando continuidade as diretorias anteriores, vem colocando em prática desde 2007 a proposta identificada com o lema “fazer com seus associados um comércio forte, moderno e empregador”. Em 2009, o Sindicomércio-JF é autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego a ampliar sua representatividade, passando a assistir, também, o setor de serviços.

Em 2013, durante a comemoração dos 60 anos, a entidade adquire três salas no segundo andar do referido edifício, transformando-as em um único espaço. Que passou a abrigar a sala de reunião e três departamentos: comercial, jornalismo e assessoria. Com esta mudança, o 5° andar foi todo remodelado, abrigando a superintendência, a gerência operacional, os departamentos administrativos, financeiro e cadastro, mais o setor de Certificação Digital, um dos serviços ofertados pela Entidade.

Sempre preocupado com o bem estar da relação entre empresários e colaboradores, o Sindicomércio procura manter a motivação e a capacitação dos mesmos estabelecendo convênios e parcerias nas áreas de educação, saúde, lazer e serviços, que atendem às categorias patronais e laborais, com extensão aos seus familiares.

Atuante nas pesquisas de mercado, o Sindicomércio cumpre uma programação nas principais datas comemorativas do ano, a fim de manter as empresas atualizadas a respeito do interesse do consumidor. Além disso, a entidade oferece diversos benefícios para as empresas associadas como: assessoria jurídica, plano de saúde, plano odontológico, entre outros.

O Sindicomércio visa ser uma instituição diferenciada em seus objetivos e referência na excelência de gestão sindical, defendendo o fortalecimento do associativismo.