Sindicomércio-JF sai vitorioso em duas ações de representatividade

Publicado em 10/05/2018 16:21  | Sindicato

No Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região/2ª Vara do Trabalho, em Juiz de Fora, o SINDILEQ-MG - Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas, Ferramentas e Serviços Afins do Estado de Minas Gerais, teve sua contestação de representatividade das empresas que exercem atividades econômicas de locação na região de Juiz de Fora julgada improcedente, ficando, pois, reconhecido o direito da atuação representativa do Sindicomércio-JF na base territorial de Juiz de Fora, como previsto na Certidão exarada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria de Relações do Trabalho.

Já no Tribunal Superior do Trabalho, o SIRTGÁS-MG – Sindicato do Comércio Varejista Transportador e Revendedor de Gás Liquefeito de Petróleo do Estado de Minas Gerais, teve negado provimento a seu recurso contra o Sindicomércio-JF, em razão do princípio da liberdade de associação sindical (artigo 8º, V, da Constituição Federal), admitindo-se a concessão da representatividade a sindicato com maior proximidade da realidade socioeconômica da categoria representada, concretizando, dessa forma, maior efetividade na defesa dos interesses dos representados.