Sustentabilidade nas empresas
No meio empresarial a sustentabilidade representa uma nova forma de se fazer negócios, visando o respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento da sociedade. Mas para que uma empresa seja considerada sustentável, é necessário que ela se adeque à práticas éticas que visem o seu crescimento econômico, sem que isso prejudique o meio ambiente.
Além dos benefícios refletidos no ecossistema, a sustentabilidade empresarial também tem o “poder” de mudar a imagem do seu negócio perante aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais, a sociedade de hoje está cada vez mais atenta e disposta a defender ações favoráveis a esse assunto, e consumir produtos e serviços em locais com selos sustentáveis.
Vale ressaltar que essas não são ações de “marketing”, uma empresa que se diz sustentável tem a responsabilidade de apresentar ações que gerem resultados práticos e significantes para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.
Mas quais as vantagens de uma empresa sustentável?
Além de reduzir os custos na produção através de reciclagens, a empresa passa a ser vista de maneira positiva pelos consumidores, e de quebra, ganha uma nova oportunidade na Bolsa de Valores, que tem tido cada vez mais investidores em busca de empresas sustentáveis.
Listamos alguns exemplos de como começar a colocar essas ações em prática no dia a dia:
• Reciclagem do lixo sólido;
• Uso racional de energia e água;
• Adoção de projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida;
• Embalagens feitas com matérias recicladas;
• Não descartar esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos;
• Não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente;
• Informar os clientes de forma adequada sobre todas as características do produto oferecido.
Se tornar sustentável passou a ser uma obrigação para as empresas que desejam se destacar no mercado. Mas para que essas práticas não se tornem um problema econômico no seu negócio, é necessário que essas ações sejam feitas com planejamento, verificando a melhor forma de adotar essas medidas, e fazendo delas o diferencial perante o seu público alvo e demais stakeholders.
Além de contribuir para o meio ambiente, uma empresa sustentável, serve como exemplo e incentivo para que os clientes também sigam pelo mesmo caminho.
Fonte: Portal de Pesquisas