Técnica Pomodoro é utilizada para aumentar a produtividade

Publicado em 07/02/2019 08:48 

Administrar o tempo nos dias de hoje é uma missão quase impossível, independente da área que você atue, a correria multitarefa muitas vezes te impede de organizar o seu tempo e acaba se tornado prejudicial para o seu desenvolvimento tanto pessoal, quanto profissional.

Um estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres indicou que realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo pode prejudicar e reduzir a produtividade em até 40%. Esse dado mostra a importância de se organizar e concluir todas as tarefas com qualidade.

Hoje existem algumas técnicas que podem auxiliar na hora de planejar as funções do seu dia. Uma delas é o método Pomodoro, nele você tem a oportunidade de focar em uma atividade identificando os seus pontos de distração. Por meio dele, também é possível fazer uma revisão de todas as tarefas a serem realizadas e assim te direcionar para aquela que demanda maior importância.

 

Como funciona essa técnica?

O método Pomodoro consiste em dividir o tempo de trabalho em quatro períodos de 25 minutos. Durante esses 25 min é preciso ter atenção e dedicação total para a realização daquela atividade. Nesses quatro intervalos você pode ter uma folga de 5 minutos para descansar o cérebro e realizar outras tarefas importantes. Ao final descanse por um período maior entre 15 e 30 minutos.

 

Quais as vantagens de utilizar essa técnica para melhorar a produtividade?

Muitos gestores reclamam da baixa produtividade dos funcionários. Isso acontece por uma série de motivos, mas na grande maioria das vezes consiste no aumento de demandas. As vantagens da gestão do tempo são inúmeras, e consistem até em uma qualidade melhor daquela atividade. Isso acontece porque a gestão passa a ser um desafio e o não cumprimento do mesmo se torna causa de conflito. Desse modo, é mais fácil e saudável delegar tarefas estabelecendo uma linha de urgência (precisa ser feito agora) e importante (pode ser feito em outro momento).

O monitoramento do tempo permite que façamos uma análise profunda sobre as atividades realizadas periodicamente. Além disso ele possibilita que você tenha mais argumentos para mudar seus processos de criação e criar uma nova linha de argumentos para aumentar a sua produtividade.

A técnica Pomodoro é uma alternativa para você identificar erros e acertos na sua rotina de trabalho, e assim, programar como as suas atividades serão realizadas durante aquele prazo. Além disso, com a aplicação do método suas rotinas passam a ser executadas com mais rapidez, o que torna o processo produtivo muito melhor.

 

Fonte:  E- Commerce News