Técnicas de persuasão: aumente seu poder de convencimento

Publicado em 21/05/2019 08:37 

    Utilizada como principal ferramenta de venda, a técnica de persuasão tem o poder de convencimento e é aplicada em diferentes setores como o jurídico, finanças, imóveis, educação, recursos humanos, entre outros. No entanto muitas pessoas apresentam dificuldades na hora de persuadir com o público e acabam prejudicando tanto o seu lado profissional, quanto o pessoal. Isso acontece porque, na maioria das vezes, a persuasão é confundida com a manipulação mas é importante lembrar que esses são conceitos totalmente diferentes.

    Para que não haja mais dúvidas sobre o que é essa tal Técnica de Persuasão, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor sobre o assunto. Acompanhe!

O que é persuasão?

    Com origem no latim, o termo persuasão significa convencer, fazer com que alguém acredite ou adote determinado comportamento ou ideia que você está expressando. Sendo assim, a expressão “o poder de persuadir” está diretamente ligada à habilidade do ser humano convencer as pessoas através das palavras e atitudes.

    Desse modo, compreende-se que a persuasão é uma prática de comunicação com viés puramente estratégico. Por ser composto por argumentos lógicos ou simbólicos, o ato de persuadir torna-se mais do que um diálogo, passa a ser um instrumento indispensável na vida do ser humano principalmente no ambiente profissional.

Por que é preciso desenvolvê-la?

    Em geral, todos os profissionais que possuem o diálogo como fonte primária de suas atividades precisam desenvolver a persuasão como: pessoas que trabalham com negócios e vendas, professores, palestrantes, oradores, representantes, etc.

    Desenvolver essa prática é essencial para conquistar o público e até mesmo cultivar os consumidores que já fazem parte da cartela de fidelização da sua empresa. É importante frisar que a persuasão não pode ser usada de maneira exagerada, cada pessoas tem a sua maneira de colocá-la em prática e tudo dependerá do perfil de quem está vendendo e do público que está comprando.

    Não existe uma tática certa ou errada de aplicar a persuasão, mais existem formas particulares que vão de acordo com o contexto do seu público. Para te ajudar, separamos algumas técnicas mais comuns que são utilizadas no dia a dia por profissionais de sucesso no mercado. Confira as nove técnicas de persuasão que podem melhorar sua vida:

1.      Tenha autoconhecimento

Para convencer alguém sobre determinado assunto, é preciso primeiro si conhecer. Reconhecer suas qualidades e defeitos, destacando tudo aquilo que pode ser melhorado. Só conseguimos praticar a persuasão se estivermos seguros do que estamos falando, com confiança e total domínio de si mesmo é possível conquistar o consumidor com as palavras.

 

2.      Empatia é tudo!

Saber se colocar no lugar do outro e identificar as suas necessidades é fundamental para resolver futuros problemas, assim como executar a persuasão. Ter empatia é essencial para que você compreenda quais são as necessidades e expectativas do seu público com relação ao produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Por isso, procure conhecer mais de perto o seu consumidor. Converse com as pessoas de maneira ética e profissional afim de identificar suas carências.

 

3.      Prova Social

A aprovação social é um dos instrumentos mais utilizados quando o assunto é persuasão. Quando uma empresa apresenta em anúncios que o seu produto é o “mais vendido” ou “9 em cada 10” usam a estratégia de comunicação está usando a persuasão para convencer o consumidor de que ele precisa desse determinado produto ou serviço.

 

 

4.      Tenha uma comunicação clara e objetiva

De nada adianta ter um vocabulário cheio de palavras difíceis se o seu público não compreende o que você está falando. Falar bem não significa usar termos rebuscados. A chave de um bom orador é saber se comunicar de maneira clara e precisa. Aprenda a detectar quais são as melhores formas que seu público compreende a mensagem. Converse sempre na mesma linguagem que o receptor e esteja atento aos sinais de que ele está compreendendo o que você diz: se demonstra interesse, se dá atenção àquilo que você diz, se faz perguntas sobre o assunto etc.

 

Ter comunicação clara também significa ser direto e evitar qualquer tipo de “rodeios” quando o assunto é persuadir. Saiba contextualizar seu ponto de vista, mas não fique de rodeando. As pessoas podem se sentir enganadas e vão achar que estão perdendo tempo conversando com você. Por isso, utilize sempre informações relevantes para embasar seu ponto de vista.

 

 

5.      Use argumentos convincentes

Um dos maiores erros da persuasão é se basear em argumentos falsos. É importante destacar que quando usamos elementos não verídicos para tentar convencer estamos manipulando o público e não persuadindo! O ideal é sempre fazer um breve “roteiro” da sua fala, analisando todos os argumentos que você utilizará na hora de persuadir. Aborde todos os pontos fortes do seu produto, mostre ao cliente que ele realmente poderá se beneficiar com o seu serviço. Assim você terá mais credibilidade e consequentemente mais chances de vender.

 

6.      Demonstre conhecimento sobre o tema abordado

De nada adianta ter boas palavras se você não tem conhecimento sobre aquilo que fala. Por isso, pesquise, estude, domine o seu tema afinal ninguém conhece mais ele do que você mesmo. Procure por dados e estatísticas levantadas por sites confiáveis e institutos de prestígio. É fundamental, também, citar a fonte na hora de persuadir. Mostre ao seu público que aquilo que você fala tem base comprovada por terceiros. 

 

7.      Seja Coerente

A contradição é a armadilha mais perigosa da persuasão. Às vezes nos colocamos sem querer em situações contraditórias que acabam prejudicando nosso discurso. Por isso, sempre revise seu discurso, leia ele em voz alta ou até mesmo apresente para um amigo antes de colocá-lo em prática.

 

8.      Saiba como usar a linguagem corporal a seu favor

Nosso comportamento influência muito na hora de uma apresentação. Por isso, invista na linguagem corporal para reforçar suas ideias e aumentar a credibilidade na frente das pessoas. Existem expressões que segundos alguns especialistas são essenciais na hora de persuadir, como mostrar a palma das mãos enquanto discursa. Este simples gesto representa que você está aberto para as pessoas. A linguagem de sinais é uma ótima técnica que deveria ser adquirida pela sociedade em geral, através dela você aprende truques que podem ser o ponto chave para conquistar o consumidor!

 

9.      Estabeleça um network favorável

Certamente você já deve ter ouvido falar nessa palavra mágica (network) no mundo dos negócios. O network foi criado para que as pessoas passassem a ter uma rede de compartilhamento de contatos e desse modo obter informações relevantes, aprofundar relações com clientes, tornar mais conhecida a empresa ou uma ideia de negócio, aumentar a visibilidade do profissional, detectar oportunidades de negócio, desenvolver a carreira e, por fim, vender.


    Além de todas essas vantagens, se usada de maneira correta a ferramenta é uma ótima maneira de levantar informações úteis para desenvolver a persuasão. Não tenha receio de se aproximar das pessoas com medo de parecer “interesseiro”, encare o network como uma moeda de troca e colha os frutos que a estratégia tem a oferecer.

    Essas são apenas algumas dicas, procure se aprofundar mais sobre o assunto e esteja seguro e não tenha medo de aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia e de conquistar novos espaços no mercado ou na vida pessoal. A escada do sucesso possui vários degraus mas, para chegar ao topo, você só precisa dar o primeiro passo!

 

Fonte: Blog Wendell Carvalho