Você conhece o certificado digital? Saiba todos os benefícios

Publicado em 14/12/2017 13:31  | Tecnologia

Com o crescimento do mercado, independente do segmento, é essencial que as empresas busquem por facilitadores no dia a dia. Transações financeiras, comerciais e, até mesmo, bancárias podem ser realizadas pela internet de forma prática e segura. Tudo isso é possível através do Certificado Digital. Você empreendedor já ouviu falar sobre ele?

O que é o Certificado?

O certificado Digital é uma ferramenta usada na gestão de empresas e têm como objetivo garantir a praticidade, validade, confidencialidade e segurança dos dados encaminhados á Receita Federal e aos demais órgãos de fiscalização do governo. Além disso, algumas transmissões de declarações acessórias, como a Escritura Contábil Digital (ECD) e a Escritura Contabil Fiscal (ECF) e demais informações necessitam do certificado para serem emitidas.

Quais os beneficios?

Os certificados digitais permitem realizar operações corriqueiras de forma segura, sigilosa e muito mais rápida. Graças a ele, processos como assinatura de documentos fiscais, por exemplo, podem ser realizados rapidamente, necessitando apenas de um computador com acesso à internet.

Nesse sentido, os certificados digitais são ferramentas que garantem a segurança de informações e documentos. O principal objetivo desse recurso é analisar a autenticidade de informações declaradas por empresas ou pessoas físicas, bem como proteger dados que são transferidos via internet.

O certificado é a versão on-line dos seus principais documentos, como CPF e CNPJ. Através do certificado você pode acessar ao eSocial, consultar dados do Imposto de Renda, realizar transações da Previdência Social e do FGTS.

Com o uso do certificado, qualquer contribuinte pode ter acesso à base de dados junto à Receita Federal. Por exemplo, caso queira, o empreendedor pode verificar o extrato da declaração de Imposto de Renda da empresa, sem precisar sair de casa.

Com informações do site Asplan