InícioNotíciasDescubra o Perfil do Comerciário de Juiz de Fora com a Pesquisa do SindicomércioJF

Publicado em 10/04/2024 15:59

O Sindicomércio, em sua mais recente pesquisa, lançou luz sobre o perfil dos colaboradores nas empresas do setor de comércio, revelando dados significativos sobre seu perfil e as tendências reveladas. Com 1.706 CNPJs analisados, a pesquisa oferece uma visão abrangente da força de trabalho nesse segmento.

Média de Funcionários por Empresa: 8 Colaboradores por Loja

Ao calcular a média de funcionários por empresa, a pesquisa revela que, em média, há 8 colaboradores por loja, totalizando 13.680 empregados nas 1.706 empresas analisadas.

O Equilíbrio entre os Sexos:

A pesquisa apurou uma distribuição quase equitativa entre os sexos, com 51% de colaboradores identificados como masculinos (6.894) e 49% como femininos (6.786). Este resultado sugere uma evolução notável, refletindo uma maior participação feminina no ambiente de trabalho do comércio, que hoje representa 49% do efetivo de colaboradores.

Faixa Etária: Tendências e Reflexões

Feminino:

– 18 ou menores aprendizes – 5%

– 19 a 25 – 18%

– 26 a 35 – 33%

– 36 a 45 – 24%

– 46 a 55 – 14%

– 56 a 65 – 5%

– 66 ou mais – 1%

Masculino:

– 18 ou menores aprendizes – 5%

– 19 a 25 – 19%

– 26 a 35 – 30%

– 36 a 45 – 23%

– 46 a 55 – 14%

– 56 a 65 – 8%

– 66 ou mais – 1%

Resultados e Tendências:

Os resultados indicam que as pessoas estão permanecendo mais tempo na vida produtiva no setor de comércio, com 5% para o sexo feminino e 8% para o sexo masculino na faixa etária de 56 a 65 anos. A falta de aposentadoria adequada e o aumento da vida produtiva são fatores-chave que contribuem para esses números.

A participação ativa das mulheres no comércio cresceu consideravelmente nos últimos anos, agora representando 49% da força de trabalho. Além disso, observa-se que a faixa etária de 19 a 25 anos ocupa o terceiro lugar tanto para homens quanto para mulheres, indicando uma possível mudança no início da carreira, com os jovens adiando a entrada no mercado de trabalho.

A pesquisa destaca que 57% das trabalhadoras do comércio têm entre 26 e 45 anos, com 33% na faixa de 26 a 35 anos, constituindo o maior grupo etário do segmento. Em relação aos homens, 53% estão concentrados entre 26 e 45 anos, sendo 30% entre 26 e 35 anos e 23% entre 36 e 45 anos.

Embora a amostra total indique uma ligeira predominância masculina, ao analisar as faixas etárias com maior concentração, nota-se que as mulheres superam os homens em 4%. Essa diferença mínima é atribuída ao fato de os homens começarem a trabalhar mais cedo, com 19% já no comércio entre 19 e 25 anos, em comparação com 18% das mulheres.

Esses resultados fornecem insights valiosos para as empresas do setor de comércio, destacando tendências demográficas e sugerindo a necessidade de estratégias adaptativas para lidar com a evolução dinâmica da força de trabalho. O SindicomércioJF está comprometido em continuar monitorando essas tendências e fornecer informações relevantes para orientar o setor em direção a um futuro mais inclusivo e sustentável.