Últimas notícias
Fique ligado!
InícioNotíciasExpectativa Dia dos Pais 2024: Otimismo e Promoções no Comércio de Minas Gerais

Expectativa Dia dos Pais 2024: Otimismo e Promoções no Comércio de Minas Gerais

Publicado em 23/07/2024 16:24

Expectativa Dia dos Pais 2024: Otimismo e Promoções no Comércio de Minas Gerais

O Dia dos Pais é uma das datas mais aguardadas pelo comércio varejista, proporcionando um impulso significativo nas vendas em diversos segmentos, especialmente aqueles voltados para artigos masculinos, como vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos, artigos esportivos e livros. Comemorada no segundo domingo de agosto, a data coincide com as liquidações de inverno, criando um ambiente propício para compras com preços mais acessíveis.

Segundo a pesquisa realizada pela área de Estudos Econômicos da FecomércioMG, 60,3% das empresas do comércio varejista de Minas Gerais são impactadas pelo Dia dos Pais. Dentre essas empresas, 45,7% esperam superar as vendas do ano passado, motivadas principalmente pelo otimismo (43,8%), aumento no volume de vendas nos últimos meses (34,8%), lançamento de novos produtos (18,2%) e o valor afetivo da data (13,4%).

Para alavancar as vendas, muitos empresários estão apostando em estratégias eficazes: 35,5% planejam realizar promoções, 34,3% investirão em divulgação nas redes sociais e 19,2% em propagandas. Além disso, 23,3% das empresas estão focando em produtos específicos para a data, com destaque para roupas, bebidas, carnes e kits/cestas.

A pesquisa revela que 86,1% das empresas esperam que os consumidores façam suas compras na semana do Dia dos Pais, com um gasto médio por consumidor variando entre R$70,01 e R$200,00 para 38,4% dos estabelecimentos. O cartão de crédito deve ser a principal forma de pagamento utilizada.

Interessante notar que 65,3% das empresas impactadas pelo Dia dos Pais realizam vendas por algum canal online, com o WhatsApp (91,3%) e o Instagram (55,8%) sendo os mais populares. As vendas online representam até 10% do faturamento total para 40,8% dessas empresas.

A expectativa positiva para este ano reflete um cenário mais próximo do período pré-pandemia, onde o otimismo e o afastamento dos efeitos negativos da crise sanitária impulsionam a confiança dos empresários. A combinação de estratégias promocionais e o investimento em produtos específicos são fundamentais para aproveitar as oportunidades geradas pelo Dia dos Pais e garantir bons resultados para o comércio varejista em Minas Gerais.

Fonte: FecomércioMG

Mais notícias