4 dicas para fidelizar um cliente

Publicado em 13/05/2021 11:20  | Sindicato

Confira essas dicas e prepare sua equipe:

1- Qualidade no atendimento - É o item mais básico, e mais importante. Para prestar um atendimento de qualidade, é necessário se colocar no lugar do consumidor. É preciso se perguntar: o que ele precisa? Como meu produto pode suprir sua necessidade? Empurrar de todos os modos o que o cliente não procura pode gerar uma situação desconfortável. Você pode sim apresentar novos itens a ele. Mas primeiro você precisa fazê-lo enxergar a necessidade que possui em relação ao produto, e depois os benefícios que terá ao adquiri-lo, tudo isso de forma sutil.

2- Personalização
- A personalização é o que faz o cliente se sentir parte da empresa: seja mandando cartões de agradecimento junto com a compra, seja lembrando que o cliente já efetuou compras anteriormente no estabelecimento, ou realizando o contato pós-venda – com moderação - para saber sua satisfação com o atendimento. Os clientes não devem ser enxergados como apenas números.

3- Cartões de fidelização - Cartões fidelidade são uma boa forma de fidelizar o cliente, afinal, quem não gosta de ganhar alguma coisa? É importante que o cartão contenha metas reais que vão estimular o consumidor a realizar a compra. Metas muito longas podem acabar gerando o efeito contrário.

4-
Saber aceitar críticas - Saber ouvir o consumidor e suas críticas é a melhor forma de crescimento. Por isso estar aberto tanto no momento do atendimento, tanto no pós-venda é tão importante. É necessário cultivar um ambiente em que o consumidor se sinta livre para dar sugestões.