Comerciantes já se preparam para as vendas online durante a Black Friday

Publicado em 25/10/2018 08:19 

Faltando menos de um mês para a data comercial mais emblemática de todo o mundo, em que as lojas - sejam elas físicas ou online, preparam promoções importantes nos mais variados tipos de produtos -, o varejo em geral já começa a se preparar para que as vendas sejam as melhores. 

Para que a data seja ainda mais lucrativa, alguns comércios estendem os descontos para além da sexta-feira, são as chamadas “Black Week” ou “Black Month”. Durante esse período qualquer tipo de promoção é válida, desde que a mesma não fira os direitos do consumidor.

De acordo com uma pesquisa realizada em outubro de 2017 pelo portal blackfriday.com.br, mais de 1.900 pessoas pretendiam comprar algo nessa data, dentro desse total, 52,5% dos entrevistados compram através de portais e-commerce, enquanto 10,7% seguem preferindo as lojas físicas, e 36,7% compram onde tiver um melhor preço.

Os resultados da pesquisa mostram que a quantidade de pessoas que compram nas lojas online é significativa. Por isso, é importante que as empresas desenvolvam um bom planejamento para que as compras sejam relevantes, lucrativas e mais, atraiam novos clientes e os conquistem com boas experiências de compras. Afinal, o consumidor hoje quer mais que uma simples compra, ele quer um bom atendimento.

Não é simples planejar um evento, tudo gira em torno do trabalho em equipe, que neste caso também inclui os parceiros e fornecedores.

Para começar a se organizar, o primeiro passo é escolher o período da promoção, no caso da Black Friday, se as vendas acontecerão somente na sexta, ou se vão se estender durante a semana. Verificar o estoque da sua empresa, anotar quais produtos serão vendidos, se a necessidade de fazer reposição, ou até mesmo se existem itens que foram adquiridos para uma data especial, como o Dia das Crianças, e o mesmo não alcançou o volume de vendas esperado, essa é a hora de vendê-lo.

Vale lembrar também, que essa é a hora ideal para investir em campanhas de marketing, para que as pessoas que ainda não conhecem a sua loja se sintam atraídos e efetuem a compra. Outro ponto muito importante é investir em um bom atendimento, principalmente durante a madrugada, que é quando as vendas costumam alavancar.

É preciso muita atenção para não cometer a “Black Fraude”! Os consumidores estão atentos e pesquisando os valores atuais e os que serão oferecidos no dia. Então, muito cuidado para não aumentar o preço hoje, por que ao achar que você está tendo vantagem, na verdade você estará enganando o cliente e isso pode gerar danos para o seu negócio. 

               Uma boa estratégia é anunciar com antecedência os produtos que estarão disponíveis com descontos nesta data. Desse modo, o consumidor já passa a conhecer o produto e consegue se planejar para comprar até mais de um item.

Por fim, se organize junto com a sua equipe e prepare a melhor Black Friday!


Fonte: Portal Administradores