Comércio por voz pode ser o futuro das compras entre os consumidores brasileiros
Antigamente quando se falava em
“comércio de voz”, logo se associava a palavras rotineiras como “obrigada” ou
"por favor”, usadas para se dirigir ao lojista. Hoje, com o avanço das
tecnologias, o comércio por voz significa diferencial: com uma palavra ou frase
é possível realizar compras por meio do celular ou qualquer dispositivo que
esteja conectado à internet.
Segundo dados apresentados pela
Global Payments Report, o Brasil tem cerca de 221 milhões de consumidores, e
entre eles, 68% têm acesso a internet. São motivos importantes para que os
comerciantes invistam em portais simples e convenientes. A tecnologia de voz
proporciona ao consumidor uma compra diferente, rápida e até mesmo divertida. À
medida que os clientes vêm ganhando experiências positivas nesse novo sistema
de compra, os lojistas poderão disponibilizar anúncios de voz contextualizados,
recomendações e conteúdos por áudio com objetivo de proporcionar ao cliente uma
compra com alta qualidade.
Um exemplo de empresa reconhecida
mundialmente e que utiliza esse sistema, é a gigante Amazon, que oferece
compras por voz, além de redes varejistas como o Walmart, já alinhadas ao
Google. Com o auxílio do Google Assistant, milhares de itens são ofertados
através do sistema Android disponível na grande maioria dos smartphones do
mundo.
Antigamente somente grandes empresas
varejistas ofereciam o serviço de atendimento ao cliente 24h por dia. Hoje com
os chatbots, todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, podem colocar
em prática a estratégia Omnichannel e oferecer serviços e novos produtos em
diversos canais de vendas, traçando um perfil do consumidor e aumentando a
fidelização de clientes.
Em meio a tantas novidades e
facilidades do mundo virtual, uma coisa ainda preocupa os consumidores. O
pagamento! Segundo dados divulgados pelo Mobile Play Journey, 51% dos
brasileiros desistem das compras por não se sentirem seguros com os dados
financeiros no celular. E como será no futuro? Os comerciantes poderão
autenticar sua identidade por meio da tecnologia de voz, além de poderem criar
“pins” semelhantes aos utilizados nos dispositivos móveis, que ativarão a
compra com apenas uma palavra, que será cadastrada previamente pelo consumidor.
A tecnologia de voz será a forma mais
segura de efetuar compras virtuais? Esse recurso evitará clonagem de senhas? O
que acontece se outra pessoa tentar usar sua voz para efetuar algum pagamento?
São respostas que virão no decorrer
dos dias, mas uma coisa é certa, a tecnologia de voz veio para redefinir o
varejo.
Fonte: E-Commerce News