Marketing imobiliário: como aumentar as vendas com o auxílio das plataformas digitais
Em uma visita rápida ao Internet Live
Stats podemos observar a rapidez com que as pessoas se conectam a todo
instante. Os quase 5 trilhões de usuários da internet já fizeram quase 4
trilhões de pesquisas no Google, postaram 47 bilhões de fotos no Instagram, e
fizeram quase 3 trilhões de contas no Facebook.
Isso nos mostra que os consumidores
de hoje se tornaram mais exigentes e experientes, antes de efetuar uma compra
eles procuram obter o máximo de informações possíveis sobre o produto e a
empresa. Dessa forma, o marketing imobiliário passou a ser essencial para
manter uma boa relação com o cliente.
O trabalho do corretor agora não
acontece só quando o cliente deseja alugar ou comprar um imóvel. Antes de
chegar até a imobiliária, o possível cliente já pesquisou através de sites
grande parte do processo sozinho: facilidades no pagamento, preços,
localização, entre outros. Nesse novo cenário não só os corretores, mas todo o
setor do marketing imobiliário, devem se capacitar cada vez mais para receber
esse público e ter cuidado para manter o portfólio de imóveis sempre
atualizado.
Mas afinal, do que se
trata esse Marketing Imobiliário?
Muitas pessoas ainda relacionam o
marketing com estratégias de publicidade. Mas ele, assim como o marketing
imobiliário, não diz respeito apenas à ações de divulgação, mas sim a todo o
processo que envolve cliente, produto, preço e promoção.
Os profissionais que trabalham nessa
área criam estratégias que visam aumentar os números de vendas e aumentar os
resultados da empresa. Além disso, buscam melhorar o atendimento e criar
soluções rápidas para eventuais problemas relacionados a compra ou aluguel de
casas, apartamentos, salas comerciais, etc.
Marketing Imobiliário
na era digital
É nítido o modo com que a era de
digital mudou o comportamento dos consumidores e consequentemente, as
estratégias de marketing. Além de gastar um tempo a mais pesquisando - antes de
fazer o primeiro contato com a imobiliária -, os futuros clientes não querem
ser interrompidos por mensagens de corretores ou propagandas, durante o seu
processo de busca.
O maior desafio da gestão
imobiliária, hoje, é trazer os futuros clientes para o seu site e redes
sociais, passando todos as informações sobre a sua empresa e o produto
oferecido. Para que o consumidor feche negócio com você, é preciso que a sua plataforma
digital (site, redes sociais) passe confiança, dessa maneira ele se sentirá
amparado caso haja alguma possível dúvida.
Para obter resultados positivos, os
corretores precisam focar no alinhamento do marketing imobiliário ao marketing
digital, e a partir disso traçar um planejamento que envolve criação de um
objetivo, produção de conteúdo, medição, análise, entre outros, que
possibilitem o aumento na carteira de clientes da empresa.
O Marketing Digital reúne estratégias
como redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre outros. No
entanto, é importante ressaltar que se a sua intenção for produzir conteúdo
para blogs, os textos precisam ser úteis e relevantes, para que o consumidor se
sinta motivado a conhecer o seu negócio. Além disso, eles devem ser publicados
nos locais onde o seu público alvo está presente.
Fonte: Vista