Micro e pequenas empresas, e MEIs podem usar o PIX para pagar Simples Nacional

Publicado em 03/05/2021 17:33  | Economia

Micro e pequenas empresas, e microempreendedores individuais (MEIs) já podem usar o PIX para realizar o pagamento do Simples Nacional. O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) passa a contar com um QR Code que poderá ser emitido também por quem realizou a renegociação da dívida. De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), as parcelas poderão ser pagas a qualquer hora e dia da semana, e em qualquer banco que conte com a tecnologia, como forma de facilitar o pagamento. 
 
A forma de emissão do documento de arrecadação do tributo, no entanto, continua a mesma: no site do Simples Nacional ou no aplicativo MEI (para microempreendedores individuais).  Para pagar com o PIX, basta o usuário realizar a leitura do QR Code utilizando o aplicativo do banco que utiliza. O pagamento é contabilizado em poucos segundos. 
 
O não pagamento do tributo pode levar a perda do CNPJ e o acúmulo de dívidas no CPF, além de interromper a contribuição para a Previdência Social, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte. 
 
Os valores - que são atualizados anualmente - variam de acordo com o tipo de atividade desenvolvida.