O desafio da segurança digital em pequenas e médias empresas

Publicado em 01/04/2019 15:33 

    Cuidar da porta de entrada da sua empresa é essencial, mas muitos empreendedores deixam para ter esse cuidado somente depois que sua loja já foi alvo de assaltos. Isso acontece porque a maioria dessas companhias tem um orçamento apertado e acabam separando os lucros para investir em ações para aumentar a produtividade.

    Esse problema é mais comum do que imaginamos e acontece não só em lojas físicas, mas também em ambientes virtuais. Muitos empreendedores descobrem que precisam investir na cibersegurança só depois de terem que lidar com a perda de dados e com consequências ainda mais graves como ataques de hackers.

    Hoje, dados de extrema importância são colocados em ambientes virtuais e qualquer interrupção nos sistemas significa prejuízo para as organizações. Os maiores alvos, segundo as pesquisas de mercado, são as Pequenas e Médias Empresas: quase 50% dos ataques registrados nos últimos anos estão ligados aos computadores dessas instituições. Isso acontece porque a maioria desses pequenos empreendedores não entende a importância dessas medidas de segurança e por isso não utilizam nenhum tipo de proteção.

    Mesmo reconhecendo a necessidade e a importância de agregar essa tecnologia, a maioria das PMEs – Pequenas e Médias Empresas ainda não identifica o valor real da segurança da informação para o seu negócio. Seu interesse ainda está ligado a ferramentas, a produtividade dos funcionários e a velocidade na conexão. Por isso, acabam optando por sistemas de proteção que privam os colaboradores de acessar suas redes sociais particulares ou outros sites não autorizados, com objetivo de aumentar a produtividade.

    Para garantir a segurança das empresas, os empreendedores precisam mudar sua postura e entender que investir na cibersegurança como estratégia central para alavancar os negócios é necessário, e que todos os elementos são importantes para garantir a proteção dos seus dados.

    Essas ferramentas vão muito além da proteção de dados na web. Com essa tecnologia as empresas podem controlar os conteúdos acessados pelos funcionários durante o período de trabalho, controlar o fluxo de dados, economizando tempo e recursos, e ao mesmo tempo direcionar novos caminhos para a produtividade.

    Aplicar medidas de segurança é fundamental para a sobrevivência no mundo digital, principalmente para as Pequenas e Médias Empresas. Ao adotar tal medida, os empresários irão aumentar sua eficiência nos negócios obtendo resultados muito mais positivos.


Fonte: Portal Administradores