Registro do nome de pequenos negócios cresceu 75%

Publicado em 01/09/2021 10:02

As micro e pequenas empresas estão se interessando mais em garantir uma marca própria e o registro do nome do empreendimento. É o que mostra os dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). De acordo com o INPI, no primeiro semestre deste ano os pedidos de registro cresceram 75% em relação ao mesmo período de 2020. No total, 82.686 donos de pequenos negócios realizaram a solicitação.

Para registrar a marca, o dono do negócio deve primeiramente verificar se já existe uma empresa similar com o mesmo nome. Feita a escolha e concedido o direito do uso do nome, o empresário tem exclusividade para usar o registro por 10 anos.

O empresário precisa se cadastrar no site do INPI, e em seguida, pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU). Reconhecido o pagamento, o dono da empresa deve preencher um formulário e aguardar o processo da solicitação.

Vale destacar que pequenos negócios possuem 60% de desconto em diversas taxas do INPI.

*Com Informações do Sebrae