Sindicomércio e entidades se reúnem com prefeita para tratar do Decreto 15592/22

Publicado em 10/11/2022 20:21  | Sindicato
O Sindicomércio-JF e entidades se reuniram com prefeita para tratar do Decreto 15592/22 que disciplina a restrição de circulação de caminhões no centro da cidade.

O presidente do Sindicomércio-JF, Emerson Beloti, Aloisio Vasconcelos, Associação Comercial, FIHEMG Zona da Mata, Heveraldo Castro, José Herculano, Sindicato das Empresas de Transporte de Carga, João Mattos, CDLJF e Rogério Barros, representando o Sindicato de Bares e Restaurantes – SHRBSJF, estiveram reunidos com a prefeita Margarida Salomão, o secretário de mobilidade urbana, Fernando Tadeu e o secretário de desenvolvimento e inovação, Ignácio Delgado, para tratar do Decreto 15592/22 que disciplina a restrição de circulação de caminhões no centro da cidade.

 Emerson Beloti ponderou com a representando do executivo que o assunto deve ser mais discutido com os representantes das entidades em razão da complexidade do assunto, manifestando a importância do centro da cidade ser habitado e que uma mudança nos termos do decreto pode acontecer o esvaziamento. O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga, José Herculano, deu uma verdadeira aula sobre a questão modal de caminhões.

A prefeita Margarida determinou ao secretário Fernando Tadeu, publicar decreto constituindo um grupo de trabalho, com a participação das entidades e técnicos da SMU para adequação à demanda das entidades.

O representante do SHRBSJF manifestou que os bares e restaurantes da região central são abastecidos com bebidas e mercadorias basicamente transportadas por caminhão. A preocupação dos líderes sindicais é que a mudança pode provocar aumento do frete e consequente das mercadorias, e maior circulação de veículos de transporte no centro que repercute também na questão ambiental.