Sua empresa está preparada para atuar no e-commerce?
O número de brasileiros que têm
optado pelas lojas virtuais cresceu em 77% nos últimos quatro anos, conforme
aponta pesquisa realizada pela empresa de compras online Ebit. Nenhum setor
tornou-se tão promissor nas últimas décadas quanto o portal e-commerce, que
virou tendência mundial e vem conquistando o mercado brasileiro.
Esse novo ambiente tem chamado
atenção de empresários que enxergam nessa plataforma oportunidades para um novo
negócio, e também despertando o interesse de empresas físicas que visam no e-commerce
um meio para conquistar novos clientes e ganhar visibilidade.
Quando o empresário opta por levar o
seu negócio físico para a plataforma virtual, é necessário que ele esteja
consciente dos desafios que ele encontrará, uma vez que o processo de gestão de
um meio para o outro é completamente diferente.
Profissionais que atuam nas áreas de
tecnologia e marketing digital são essenciais para o desenvolvimento do seu
negócio no e-commerce, além disso, a cultura de inovação e criatividade
precisam estar engajadas entre a equipe. Investir em campanhas publicitárias
também é fundamental para que a sua empresa seja vista no mercado virtual.
Montar um planejamento de estoque é
outro ponto importante. O maior desafio dos comerciantes virtuais é garantir
que o produto ofertado esteja sempre disponível, evitando assim, futuros
problemas com o cliente. Por isso, é necessário ter um sistema de gestão que
contenha o fluxo de vendas.
Apesar de complexo, o varejo online
pode ser muito compensador, desde que o empreendedor esteja disposto a adquirir
novos conhecimentos relacionados à área e esteja sempre atento ao
desenvolvimento do seu negócio virtual.
Fonte: Portal Administradores