Um bom vendedor faz a diferença!
Em tempos tecnológicos, especialistas reforçam a importância de manter um bom relacionamento com o cliente. Estabelecer uma relação de proximidade com seu público é essencial para o desenvolvimento do seu negócio - sem contar que quanto mais você o conhece, mais chances tem de acertar na hora de vender o seu produto.
Atualmente as empresas têm buscado nos recursos digitais, novas formas para atender as necessidades do cliente. No entanto, vale lembrar que para a implantação desses dispositivos serem positivas, é necessário a presença de bons vendedores.
Segundo pesquisa realizada pela Microsoft, em 2017, 97% dos consumidores globais consideram o atendimento como um fator decisivo e de muita importância na hora de escolher e ser fiel a uma marca.
A quem diga que os vendedores são grandes aventureiros, que trabalham construindo seu próprio caminho, descobrindo suas potencialidades até se tornarem especialistas no assunto. E quando isso acontece, ele passa a defender o produto com uma confiança tão sólida que o cliente se sente motivado a comprar.
Diante do crescimento acelerado da sociedade, a tecnologia passou a ser uma grande aliada para criar uma relação mais próxima e humanizada com o público. No entanto, o empresário deve estar atento para que o vendedor esteja adepto em atender o cliente de maneira organizada, padronizada e disciplinada, uma vez que estamos lidando com pessoas que querem consumir experiência.
É verdade que existem bons vendedores fora dos padrões técnicos, isso é fato. Mas é importante que a empresa disponibilize cursos de aperfeiçoamento, para que a sua equipe esteja sempre atualizada e pronta para receber o consumidor com eficiência e qualidade.
Mas ainda assim, existem empreendedores que não lidam bem com vendas mesmo depois de passarem por cursos de aperfeiçoamento. Conhecem o produto, tem total domínio sobre o assunto, mas na hora de atender o cliente não tem um resultado positivo. Se você se encaixa nesse “padrão”, listamos algumas orientações que podem te ajudar a reverter esse quadro!
1. Focar no interesse do cliente
É comum ouvirmos a frase “eu vendo bem, o problema é que o cliente não me compra”, ela resume bem o dia a dia de muitos vendedores. Na maioria das vezes focamos no que estamos vendendo e deixamos de lado o que o cliente realmente quer comprar. O que ele compra? Como ele compra? Por que ele compra? São perguntas fundamentais que devemos fazer a nós mesmos, se colocando no lugar do consumidor.
Para realizar uma boa venda, antes de tudo é necessário excluir de vez a “venda de folheto”, onde é reproduzido aquele mesmo padrão de discurso que leva a acreditar que você está vendendo o que decorou de um papel.
O consumidor hoje quer comprar experiência, discursos como esse não são mais atrativos. Tenha como foco de venda o seguinte pensamento: O que o cliente ganha comprando comigo? Assim você substitui a “venda folheto” pela “venda valor”. O interesse do consumidor deve estar sempre cima das necessidades da empresa.
2. Venda é empatia!
A empatia faz toda diferença, o 'colocar-se no lugar do outro' faz com que ele se sinta importante. Essa aproximação com o público faz com que você conheça de perto as necessidades dele, e vai saber identificá-las na hora da venda. Isso pode ser um ponto positivo para o consumidor comprar o seu produto.
3. Confiança é o ponto chave!
Ao se colocar no lugar do cliente para saber quais são as suas necessidades e como eles podem comprar o seu produto, você estabelece uma conexão ou como muitos preferem chamar: confiança.
Quando o vendedor conquista a confiança do público, além de vender o produto designado, passa a ter esse consumidor como um comprador “fiel”. Isso vai muito além de técnicas ou ferramentas de discurso, ao mostrar que você está atento em atender as necessidades do cliente, eles sentirão que você tem capacidade para atendê-los e certamente voltaram.
O processo para se tornar um bom vendedor não acontece do dia pra noite, como dissemos acima, é um processo de construção. Se a sua empresa estiver disposta a investir em técnicas que podem melhorar e aperfeiçoar a sua equipe, certamente virão resultados positivos relacionados a boas vendas.
Fonte: Endeavor Brasil