Últimas notícias
Fique ligado!
InícioNotíciasPesquisa aponta impactos das chuvas no comércio de Juiz de Fora e destaca os danos sofridos nesse setor

Pesquisa aponta impactos das chuvas no comércio de Juiz de Fora e destaca os danos sofridos nesse setor

Publicado em 06/03/2026 14:00

As fortes chuvas registradas em Juiz de Fora no fim de fevereiro e início de março de 2026 trouxeram impactos para parte do comércio da cidade. Para compreender melhor a dimensão desses efeitos e apoiar a construção de soluções para o setor, o Sindicato Empresarial do Comércio de Juiz de Fora – Sindicomércio JF, realizou uma pesquisa com empresários locais. O levantamento reuniu respostas de 277 estabelecimentos e busca orientar ações de apoio à recuperação das atividades econômicas.

De acordo com os dados coletados, cerca de 60% dos estabelecimentos relataram algum tipo de dano causado pelas chuvas, principalmente relacionados a estoque, móveis e equipamentos. Outros 12,7% informaram impactos considerados leves, enquanto 3,6% registraram danos mais significativos nas estruturas dos imóveis. Os resultados ajudam a identificar os principais desafios enfrentados pelos empresários neste momento e reforçam a importância de iniciativas que contribuam para a retomada das atividades comerciais.

Pequenos negócios concentram maior parte dos impactos

O levantamento mostra que os pequenos negócios representam a maior parte das empresas participantes da pesquisa. Aproximadamente 81,5% dos estabelecimentos são classificados como pequenos empreendimentos e 75,9% pertencem ao setor varejista, segmentos que têm forte presença no comércio de rua da cidade. Outro dado observado é que a maioria das empresas funciona em imóveis alugados, realidade de cerca de 83,6% dos respondentes. Além disso, 81,8% informaram não possuir seguro empresarial, o que pode tornar o processo de recuperação mais desafiador após eventos climáticos.

Crédito emergencial aparece como ferramenta importante para a recuperação

Entre as medidas apontadas pelos empresários como importantes para apoiar a retomada das atividades, o acesso a linhas de crédito aparece como um dos principais instrumentos. Segundo a pesquisa, 72,7% dos comerciantes indicaram a necessidade de financiamento para auxiliar na recomposição de estoques, pagamento de despesas operacionais e reorganização do fluxo de caixa.

Nesse contexto, iniciativas como a liberação de crédito emergencial para empresas afetadas ganham relevância, especialmente para micro e pequenas empresas que dependem do capital de giro para manter suas operações.

Levantamento contribui para construção de soluções

Para o presidente do Sindicomércio JF, Emerson Beloti, o levantamento é uma ferramenta importante para orientar as próximas ações de apoio ao setor. Segundo ele, o objetivo é reunir informações que permitam dialogar com instituições financeiras e com o poder público em busca de alternativas que contribuam para a recuperação das empresas afetadas. “A história do comércio de Juiz de Fora é marcada pela resiliência. Agora é hora de unirmos forças e oferecermos soluções práticas e administrativas para a população e os comerciantes da cidade”, destacou.

Informações ajudam a orientar apoio ao comércio local

A pesquisa realizada pelo Sindicomércio JF também permite identificar demandas que podem orientar futuras iniciativas de apoio aos empresários, como orientação administrativa, acesso a crédito e medidas que contribuam para a retomada das atividades comerciais. Com base nesses dados, o sindicato segue acompanhando a situação do comércio local e atuando junto a diferentes instituições para buscar alternativas que fortaleçam o ambiente de negócios e contribuam para a recuperação das empresas da cidade.
Além disso, o Sindicomércio JF reforça que está à disposição dos empresários para prestar esclarecimentos e auxiliar no acesso ao crédito emergencial do BDMG. O atendimento pode ser feito pelo telefone (32) 3215-1317.

Mais notícias