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Tiradentes é palco de parceria inédita para a economia de MG

Publicado em 02/09/2024 09:20

Da esquerda para direita: Alain Mac Gregor, Elienai Câmara, Leandro Domingos, Roberto Donato, José Roberto Tadros, Nadim Donato e Emerson Belot — Foto: Gabriel Garcia/CNC

A cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, mais uma vez abriu suas históricas ruas para a 27ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia — Fartura, que acontece desde o dia 23 de agosto até 1º de setembro. Este ano, o evento, que recebe turistas de todo o Brasil, profissionais e alunos do segmento da gastronomia, contou com a parceria inédita entre a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), a Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg) e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). Desde abril deste ano que os setores têm elaborado, juntos, planos de atuação para o desenvolvimento do estado.

Nadim Donato, presidente da Fecomércio MG, liderou o encontro entre as entidades e seus presidentes, Antônio Pitangui de Salvo (Faemg) e Flavio Roscoe (Fiemg), que estiveram juntos na primeira noite do evento e na recepção a José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), na abertura do festival. Esta foi a primeira vez que Tadros compareceu ao evento.

— Em Minas, tivemos a primeira expressão de liberdade que o país ousou antes mesmo da Revolução Americana e de qualquer manifestação nas Américas com a Inconfidência Mineira — apontou ele.

Flavio Roscoe, Nadim, Tadros e Antônio Pitangui de Salvo celebraram a parceria das instituições — Foto: Genilton Elias/Senac

O presidente da CNC estava acompanhado de Leandro Domingos Teixeira,vice-presidente financeiro da CNC, Alain Mac Gregor, diretor jurídico-sindical da entidade, e Elienai Câmara, chefe de gabinete. A festa reuniu setores produtivos, Sebrae e representantes do governo de Minas.

FECOMÉRCIO MG

O Sistema Fecomércio MG, por meio do Senac Minas, foi fundamental na criação do primeiro Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, em 1997. O formato pioneiro do evento se mantém até os dias de hoje, com novidades nacionais e internacionais, a participação de chefs consagrados e também daqueles que estão despontando no mercado.

Apresentação da Orquestra de Câmara Sesc MG: evento conta com apoio da Fecomércio MG desde a primeira edição — Foto: Victor Schwaner

A unidade Senac de Tiradentes atua também, desde a primeira edição, na elaboração, na preparação e na composição da programação do evento, que hoje é o maior do Brasil no segmento de rua, festins, atividades artísticas relacionadas, difusão e divulgação de novos produtos e produtores.

O evento mobiliza uma cadeia que envolve desde a produção até a comercialização e a finalização de pratos, guloseimas e jantares e está diretamente li gado aos principais pilares do Senac, que tem como um dos objetivos fomentar o arcabouço que envolve a gastronomia e o turismo gastronômico da região.

O Festival de Cultura e Gastronomia promove encontro de sabores, mas também é uma oportunidade para estudantes aperfeiçoarem seus conhecimentos. Além do público de todas as partes do Brasil, que sempre prestigia o evento, o festival recebeu mais de cem alunos de Gastronomia do Senac, que saíram das unidades de Barbacena, São João del-Rei, Belo Horizonte e Tiradentes para atuar como auxiliares das ações de chefs de cozinhas renomados. Os estudantes se envolvem nas atividades e ganham experiência de peso para a formação acadêmica e profissional.

No Espaço Degustação, os participantes cozinham com a orientação de chefs e profissionais da gastronomia do Senac MG — Foto: Fecomércio/Divulgação

Em 2024, o Sistema Fecomércio-MG destinou dois espaços para as oficinas gastronômicas no Largo das Forras. Os aprendizes puderam aproveitar ainda aulas, debates e oficinas teóricas gratuitas no Espaço Conhecimento e botaram a mão na massa, cozinhando com a orientação de chefs e profissionais da gastronomia, no Espaço Degustação.

A maioria dos alunos de Gastronomia do Senac, que, atualmente, tem 200 estudantes, termina o curso com emprego garantido. O festival também funciona como um centro irradiador de conhecimento e boas práticas para a escola de gastronomia. Quem passa pelo evento, seja profissional ou aluno, ajuda a difundir, por todos os cantos de Minas Gerais e do Brasil, uma visão de modernidade e vanguarda. Um conhecimento gastronômico que reverbera das mais variadas formas e se reflete na capacidade de inovação dos bares de Belo Horizonte. Em 2019, a capital mineira recebeu o título de Cidade Criativa de Gastronomia da Unesco.

Por Fecomércio MG e Senac MG

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